Obras Públicas / ACOMPANHAMENTO

19 de Março de 2021 06h10

Vice-prefeito e secretário de Habitação vistoriam Contorno Leste e destacam momento histórico para Cuiabá

19/03/2021

BRUNO VICENTE

Luiz Alves

O vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa, o secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Air Praeiro, e representantes da empresa HB20 Construções realizaram uma vistoria na construção da Avenida Contorno Leste. Durante a manhã desta quinta-feira (18), a comitiva percorreu todo o trecho situado entre o Rio Coxipó e a Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251), a fim de averiguar a evolução e as próximas etapas da obra.

O percurso visitado possui uma extensão de aproximadamente 11,8 quilômetros que, conforme constatado, já foi praticamente todo aberto e com as primeiras intervenções de terraplanagem executadas. Nesta semana, segundo a empresa que está atuando na obra, também foi iniciado o trabalho de construção de rede de drenagem de águas pluviais em pontos onde já é possível fazer a implantação do sistema.

“Esse projeto liderado pelo prefeito Emanuel Pinheiro, com toda certeza, entrará para a história de Cuiabá. Estamos diante da maior obra de infraestrutura dos últimos 50 anos que, ao ser finalizada, será também a maior via da Capital. Estamos dando os primeiros passos. Mas, são passos que nos levam para o futuro da mobilidade urbana, do desenvolvimento e do crescimento econômico”, destacou o vice-prefeito Stopa.

Paralelo ao trabalho estrutural, acompanhado pela Secretaria de Obras Públicas, a Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária coordena o processo de desapropriação de áreas e imóveis, necessário para a construção do novo corredor de mobilidade urbana da cidade. De acordo com o secretário Air Praeiro, esta etapa também está adiantada e a previsão é de que nas próximas semanas o levantamento completo seja finalizado.  

“O prefeito Emanuel Pinheiro tem nos dado todo respaldo para que possamos fazer a nossa parte dentro desse projeto histórico. Estamos trabalhando com toda ética, segurança jurídica e, acima de tudo, com a humanização, que é uma bandeira do prefeito. Toda essa região em poucos anos será transformada, assim como a vida de milhares de cuiabanos. E, podemos garantir que será uma mudança para melhor”, disse Praeiro.   

O PROJETO

A Avenida Contorno Leste contará, ao longo de sua extensão, com todos os componentes de uma grande estrutura de mobilidade urbana. No total, a via terá 17,3 quilômetros de pista dupla, cada uma delas constituídas por duas faixas de rolamento, de 3,60 metros, e acostamento. A avenida possuirá também ciclovia em todo o seu prolongamento, calçada, canteiro central e iluminação de LED.

Além disso, em pontos estratégicos, serão construídas ao menos 13 rotatórias e duas pontes sobre o Rio Coxipó. Na construção, é investido R$ 125 milhões, oriundos de uma operação de crédito com a Caixa Econômica Federal. A obra é composta pelas etapas de terraplanagem, drenagem, pavimentação, sinalização e serviços complementares e, ao ser concluída, beneficiará diretamente moradores de mais de 50 bairros das regiões Sul, Leste e Norte.