Obras Públicas / MANUTENÇÃO CONTÍNUA

18 de Fevereiro de 2021 07h00

Secretaria de Obras Públicas já realizou mais de cem intervenções no sistema de drenagem de Cuiabá

18/02/2021

BRUNO VICENTE

Gustavo Duarte

Arquivo

Do dia 1º de janeiro a 15 de fevereiro deste ano, a Secretaria Municipal de Obras Públicas realizou 118 intervenções em diferentes pontos da rede de drenagem de águas pluviais existente em Cuiabá. De acordo com relatório elaborado pelo setor que cuida dessa área, estão entre os trabalhos realizados nesse período a limpeza e desobstrução de bocas de lobo, manilhamento, recomposição de rede pluvial e assentamento de tampão.

A manutenção do sistema de escoamento é realizada diariamente por três equipes e o atendimento das demandas acontece de forma manual ou mecanizada, conforme a necessidade de cada caso. Por meio dessa atuação, já foram feitas 86 limpezas e desobstrução de bocas de lobos, 10 obras de manilhamento, 20 recomposição de rede pluvial, além de duas substituições de tampões danificados.

“São trabalhos pontuais, executados a partir do monitoramento das nossas equipes, solicitação recebidas de lideranças comunitárias ou do próprio morador que liga na Secretaria, e também indicação de vereadores. Trabalhamos para manter o bom funcionamento dessas estruturas, garantindo o escoamento eficiente e evitando grandes transtornos à população”, comenta o vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa.

O levantamento da Secretaria aponta que as intervenções foram realizadas em todas regiões da cidade. Dessa forma, foram atendidos bairro, por exemplo, como a Morada do Ouro, Jardim Vitória e Jardim União, na Norte; Jardim Passaredo, Jardim Mossoró e Cohab São Gonçalo, na Sul; Jardim das Américas, Grande Terceiro e Dom Aquino, na Leste; e Quilombo, Alvorada e Cidade Verde, na região Oeste.

Segundo Stopa, a pedido do prefeito Emanuel Pinheiro, as manutenções na rede de drenagem de Cuiabá foram intensificadas durante o período chuvoso, com atuações, inclusive, aos fins de semana. “Além desse trabalho já em prática, estamos mapeando os principais pontos de alagamento da cidade, para que possamos montar uma estratégia e sanar esse tipo de problemas que causa prejuízos e coloca a população em risco”, pontua o vice-prefeito.

As solicitações de reparos e outras intervenções no sistema de drenagem de águas pluviais podem ser feitas pela população por meio do telefone (65) 3313-3050.