Obras Públicas / ESPECIAL 302 ANOS

08 de Abril de 2021 06h00

Primeiros da história construídos pelo Município, viadutos são símbolos da modernização no trânsito de Cuiabá

08/04/2021

BRUNO VICENTE

Luiz Alves

Histórica e pujante, Cuiabá chega aos seus 302 anos com seu potencial de desenvolvimento a todo vapor. Atualmente, com mais de 600 mil habitantes, a cidade continua em pleno crescimento, tanto populacional quanto em ocupação do seu território. Diante da inevitável expansão, ao poder público cabe a responsabilidade de criar e colocar em prática projetos que melhoram a qualidade de vida do cidadão.

Nesse sentido, a Prefeitura de Cuiabá tem trabalhado para acompanhar o ritmo desse desenvolvimento urbano com ações, programas e obras. Entre as mais recentes iniciativas, estão as construções dos viadutos José Maria Barbosa – Juca do Guaraná “Pai”, na Avenida Edna Maria Albuquerque Affi (Av. das Torres), e Murilo Domingos, na Avenida Manoel José de Arruda (Av. Beira Rio).

As duas estruturas são as primeiras desse tipo construídas diretamente pelo próprio Município e consideradas pelo prefeito Emanuel Pinheiro peças fundamentais no processo de modernização da mobilidade urbana da Capital, iniciado em 2017. O levantamento de ambos, tem como base estudos de viabilidade, que apontaram a necessidade da construção diante do crescente fluxo de veículos nas localidades.

“A sondagem feita pela nossa equipe técnica demonstrou que, durante os horários de pico, esses dois pontos da cidade tinham congestionamentos com mais de 30 minutos para conseguir passar por eles. A partir disso, fomos em busca dos investimentos necessários para tirar do papel as obras que, somadas, beneficiam mais de 200 mil pessoas com um trânsito mais seguro, moderno e rápido”, explica Pinheiro.

Desde outubro de 2020, quem transita pela Avenida das Torres já está usufruindo do viaduto José Maria Barbosa – Juca do Guaraná “Pai”. Com 200 metros de extensão e 18 de largura, o viaduto, que recebeu o investimento de mais de R$ 16 milhões, conseguiu colocar um fim ao crônico problema de engarrafamento antes enfrentado diariamente pelos condutores da região.

O mesmo problema vivenciado por aqueles que trafegam no trecho da Avenida Beira Rio com a Ponte Sérgio Motta também está com os dias contados. A previsão é de que a obra no viaduto Murilo Domingos, com investimento de quase R$ 14 milhões, seja concluída ainda neste mês de abril. Neste momento, os trabalhos estão concentrados no levantamento das duas cabeceiras que fazem a ligação da avenida com a estrutura.

“O viaduto em si já está pronto. Na parte superior, já foi feita a instalação da iluminação de LED, restando apenas a pavimentação e sinalização viária da pista de rolamento. Essa é uma obra que precisou de um trabalho especial de troca de solo nas cabeceiras e isso fez com que o prazo de entrega fosse adiado. O importante é que, em breve, a população terá mais uma importante obra de mobilidade”, pontua o prefeito.