Obras Públicas / RECOMPOSIÇÃO ASFÁLTICA

08 de Fevereiro de 2021 11h20

Prefeitura cobra e Águas Cuiabá se compromete a concluir em 60 dias demandas de reparo viário em toda cidade

08/02/2021

BRUNO VICENTE

Davi Valle

Arquivo

Após seguidas cobranças feitas pela Prefeitura de Cuiabá, a concessionária Águas Cuiabá se comprometeu a concluir, em um prazo de 60 dias, todos os serviços relacionados a recomposição de pavimento ainda pendentes na cidade. De acordo com a empresa, um plano específico para essa atividade já foi montado, como o objetivo de aumentar a capacidade de prestação de serviço com qualidade.

A pedido do prefeito Emanuel Pinheiro, a missão de garantir a melhora nesse tipo de trabalho tem sido cumprida pelo vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa. Já em janeiro deste ano, Stopa intensificou a cobrança à concessionária, por meio de reuniões e também com formalização de notificações pela falta da execução do reparo viário nas intervenções de responsabilidade da empresa.

Segundo o vice-prefeito, as medidas foram adotadas para assegurar que, após as escavações para obras de saneamento básico, o serviço de reparo nas vias atingidas sejam realizado de forma célere. Ele explica que a não reconstrução do pavimento, com a devida qualidade e de forma imediata, pode acarretar em prejuízos e riscos aos condutores que trafegam pelas regiões contempladas pelas obras.

“Na última semana tivemos uma reunião com o diretor-presidente da Arsec, Alexandro de Oliveira, que também se comprometeu a nos ajudar nessa fiscalização. Volto a repetir que é impossível não reconhecer os investimento aplicados e os avanços conquistados no saneamento. Todavia, existe essa situação a ser melhorada e enquanto isso não ocorrer vamos continuar cobrando”, comenta o vice-prefeito.

A Águas Cuiabá destaca que o plano elaborado conta com ações como: criação de um setor específico para controle de qualidade e de execução dos pavimentos; contratação de equipe técnica para fiscalização; intensificação de treinamentos; montagem de laboratório móvel para controle de qualidade; realização de ensaios técnicos; e contratação de empresa específica para execução dos serviços.  

A concessionária justifica que, por conta no aumento de intervenções para reduzir as perdas existentes no sistema de abastecimento de água, a partir de julho de 2020, as demandas de recomposição asfáltica igualmente cresceram consideravelmente. Conforme ela, a quantidade de ordens de serviço no segundo semestre de 2020 representa 64% do total expedida no mesmo ano.

“Zerar essa demanda de reparo no asfalto ainda pendente é o primeiro passo. A partir disso, acredito que esse plano pode ajudar muito no aperfeiçoamento dessa atividade. Mas, é claro que vamos continuar fiscalização para ver se tudo isso será aplicado na prática e se os resultados serão satisfatório”, pontua Stopa.