Obras Públicas / RECUPERAÇÃO DO PAVIMENTO

29 de Abril de 2020 12h28

Novo trecho da av. Fernando Corrêa da Costa recebe obra de recapeamento

29/04/2020

BRUNO VICENTE

Luiz Alves

A Prefeitura de Cuiabá iniciou nesta quarta-feira (29) o trabalho de fresagem e recapeamento em uma nova extensão da avenida Fernando Corrêa da Costa. A ação de melhoria na infraestrutura da via é coordenada pela Secretaria Municipal de Obras Pública e está planejada para alcançar um trecho de aproximadamente sete quilômetros, situado entre a Praça dos Motoristas e a Ponte do Coxipó. 

Conforme o cronograma da Secretaria, a previsão é de que o trabalho dure cerca de 30 dias. Neste momento, a operação é realizada no sentido centro-bairro, porém abrangerá os dois sentidos da avenida. O Município orienta os condutores que trafegam pela local a redobrarem a atenção, pois não haverá um fechamento completo da via. Dessa forma, será feita apenas a interdição da faixa em que a equipe estiver atuando.

Anteriormente, a Prefeitura de Cuiabá já executou o mesmo serviço no trecho situado entre o trevo de acesso à rodovia Palmiro Paes de Barros (MT-040) até a Ponte do Coxipó e também na Av. Cel. Escolástico. As ações fazem parte do programa Minha Rua Asfalta que, além de levar para os bairros obras de pavimentação, também atua na recuperação das vias já revestidas com a massa asfáltica.

“Estamos dando sequência ao trabalho feito em outros trechos. A Fernando Corrêa é uma das avenidas mais movimentadas de Cuiabá, que dá acesso à centenas de bairros, e com uma pavimentação defasada. Por isso, estamos fazendo essa requalificação, que dará mais segurança e conforto para as milhares de pessoas que trafegam pela avenida”, explica o secretário de Obras Públicas, Vanderlúcio Rodrigues. 

RECAPEAMENTO

O recapeamento é uma das atividades adotadas para melhorar a mobilidade urbana. A medida consiste na retirada do asfalto antigo e substituição por um novo, tendo como foco principal as vias mais movimentadas da cidade. “Uma boa parte da malha viária de Cuiabá já ultrapassou seu tempo de vida. Para as vias de grande fluxo, na medida do possível, estamos adotando esse trabalho de reconstrução do pavimento”, pontua Vanderlúcio.  

A recuperação da malha viária é desenvolvida desde 2017. Neste período, já foram beneficiadas ruas e avenidas como a Historiador Rubens de Mendonça, Fernando Corrêa da Costa, Profª Alice Freire, Edgar Vieira, Antártica, Mário Palma, Jurumirim, Coxipó Mirim, Pau Brasil e outras das quatro regiões. Da mesma forma, o Município executou, em 2019, o recapeamento em mais de 30 vias da região central.