Obras Públicas / INFRAESTRUTURA

13 de Fevereiro de 2021 07h02

Mais três comunidades da zona rural de Cuiabá ganharão novas pontes de concreto

13/02/2021

BRUNO VICENTE

Luiz Alves

Arquivo

As comunidades Taquaral, Conceição-Açu e Santa Terezinha (Rio Aricá), situadas na zona rural da Capital, serão contempladas pela Prefeitura de Cuiabá com novas pontes de concreto. Após a finalização do processo licitatório para contratação de empresa especializada nesse tipo de construção, a Secretaria de Obras Públicas expediu, no mês de janeiro, a ordem de serviço para início dos trabalhos.

A edificação das três travessias recebe o investimento de R$ 1.092.893,64, consquistados pelo Município no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). As obras são executadas pela empresa Geoserv Engenharia e fazem parte do Programa Pontes de Concreto, lançado pelo prefeito Emanuel Pinheiro para atender a demanda da zona rural.

De acordo com a Secretaria de Obras Públicas, cada ponte foi projetada para atender a necessidade específica de cada uma das comunidades, estabelecidas após a realização de estudos das localidades. Dessa forma, no Taquaral a estrutura terá 21 metros de comprimento e 4,20 de extensão; no Conceição-Açu são 20 metros de comprimento por 4,20 de extensão; e no Santa Terezinha são 25 metros de comprimento e 4,20 de extensão.

“Vamos construir nesses locais estruturas definitivas, findando uma série de transtornos enfrentados pelos moradores, principalmente durante o período chuvoso, e garantindo uma mobilidade mais segura para condutores e pedestres. A nossa gestão é uma gestão que olha para a zona urbana, mas que também se preocupa com as famílias do campo. Onde tiver um cuiabano, lá também estarão as ações da Prefeitura”, comenta o prefeito Emanuel Pinheiro.

CONTINUIDADE

A atuação no Taquaral, Conceição-Açu e Santa Terezinha é continuidade do planejamento iniciado em 2017 pelo Município. Seguindo esse plano, em quatro anos, seis novas pontes de concreto foram construídas na zona rural. Com um investimento de cerca de R$ 4 milhões, foram beneficiados moradores da Ecoville II, Distrito do Aguaçu, Distrito do Coxipó do Ouro (Rio Bandeira e Rio Paciência), e comunidade dos Médicos (Rio Aricazinho e Rio dos Médicos).

Paralelo às grandes construções, outras intervenções pontuais também foram realizadas nesse mesmo período. Entre essas ações estão a manutenção constante das estradas vicinais, construções e reformas de pontes de madeiras, além da implantação de bueiros celular e tubular de concreto, sempre levando em consideração as especificidades dos rios e córregos que passam pelas comunidades.  

“A nossa meta é melhorar o que já estava dando certo. Foi com esse propósito que o prefeito Emanuel Pinheiro nos deu a missão de comandar a Secretaria de Obras. Então, o que estamos fazendo é já colocar isso em prática. Continuaremos com as atividades de manutenção e, sempre que o orçamento nos permitir, vamos trabalhar para levantar novas estruturas de concreto”, pontua o vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa.