Obras Públicas / INFRAESTRUTURA

25 de Junho de 2020 15h17

Duplicação da Av. Dante Martins de Oliveira abrangerá trecho de aproximadamente 2 km

25/06/2020

BRUNO VICENTE

Luiz Alves

O recurso assegurado pelo prefeito Emanuel Pinheiro, a partir da assinatura de contrato com o Banco do Brasil, resultará da duplicação de aproximadamente dois quilômetros da Avenida Dante Martins de Oliveira (Av. dos Trabalhadores). De acordo com a Secretaria de Obras Públicas, dos R$ 17.823.362,91 conquistados com a operação de crédito, R$ 2.329.558,39 serão aplicados na via.

Conforme o projeto de infraestrutura, a melhoria será realizada no trecho situado entre o Residencial Santa Inês e as proximidades do Centro Integrado de Segurança e Cidadania (Cisc), do bairro Planalto. A obra já passou pelo processo de licitação e, agora, aguarda a assinatura do contrato e da ordem de serviço para o início dos trabalhos. 

A duplicação da Avenida Dante Martins de Oliveira engloba a execução dos trabalhos de construção da rede de drenagem de águas pluviais, terraplanagem e pavimentação. Além disso, estão previstos os serviços de instalação de meio-fio, edificação de calçadas, e sinalização viária horizontal e vertical. A obra faz parte do programa Minha Rua Asfaltada, desenvolvido pela Prefeitura de Cuiabá desde 2017.

“Essa é uma das vias mais movimentadas da cidade, que liga a região central a centenas de bairros das regiões Leste e Norte. Por ser uma pista estreita, os condutores, por diversas vezes, são obrigados a enfrentar congestionamentos. Era uma necessidade colocar esse projeto em prática e vamos trabalhar para dar um fim definitivo a este problema”, explica o secretário de Obras Públicas, Vanderlúcio Rodrigues.

A operação de crédito formalizada com o Banco do Brasil é fruto de um trabalho intenso feito pelo setor de finanças do Município, liderado pelos secretário de Planejamento, Zito Adrien, e de Fazenda, Antônio Roberto Possas de Carvalho. O financiamento já estava previsto no orçamento municipal de 2020 e possui o prazo de 24 meses de carência e 96 meses para amortização.

Além da duplicação da Dante Martins de Oliveira, o montante é o suficiente para que a Prefeitura também realize obras de pavimentação nos bairros Sol Nascente, Guaicurus, Jardim Industriário II, Nova Esperança III e a segunda etapa do Jardim Imperial II, já que a primeira foi asfaltada pela gestão atual. Segundo o prefeito Emanuel Pinheiro, todas essas obra também estão licitadas e serão lançadas nos próximos dias.