Obras Públicas / FIM DOS TRANSTORNOS

10 de Fevereiro de 2021 07h39

Ampliação da rede de drenagem na Avenida 30 do Jd. Industriário alcança mais de 1,7 mil metros

10/02/2021

BRUNO VICENTE

Assessoria

Mais de 1,7 mil metros de tubulação já foram instalados na nova rede de drenagem de águas pluviais da Avenida 30, situada no bairro Jardim Industriário. O trabalho é executado pela Prefeitura de Cuiabá com o intuito de solucionar, de forma definitiva, o problema de alagamento enfrentado há mais de 20 anos por moradores da região. De acordo com o cronograma da obra, dos 1,8 mil metros previstos, restam apenas 46 para ser concluídos. 

A intervenção no local recebe o investimento de mais de R$ 700 mil, abrangendo a realização da ampliação do sistema de escoamento e também etapa de recomposição do pavimento. A construção da estrutura é coordenada pela Secretaria de Obras Públicas e foi adotada como forma de melhor a vazão da água, já que, por ser antiga, a rede até então existente não estava sendo suficiente para garantir a efetividade nesse processo. 

Conforme o projeto elaborado para atendimento da demanda da região, a previsão é de que, com a conclusão da nova rede de drenagem, a capacidade de escoamento seja triplicada. Dessa forma, além de evitar transtornos com alagamentos que, segundo relatos dos moradores chegavam a mais de um metro de altura, o trabalho também deve ajudar na conservação da via que, por conta insuficiência na drenagem, tinha sua infraestrutura danificada constantemente.

“Vamos dar fim a esse transtorno que por muitos anos fez parte da vida de mais de 10 mil moradores da região. Esse foi o objetivo do prefeito Emanuel Pinheiro quando decidiu aplicar o investimento nessa via e estamos nos empenhando para que ele seja cumprido. Após a reconstrução da rede de drenagem, também vamos fazer a recomposição asfáltica, para que a obra seja completa”, explica o vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa.   

A obra faz parte do programa Minha Rua Asfaltada que, somada a construção de novas redes de drenagem de águas pluviais e pavimentação, também tem englobado em seu plano de atuação a execução de melhorias nas vias que já possuem essas estrutura. Além da Avenida 30, no Jardim Industriário, esse mesmo trabalho já foi feito na Avenida Coxipó Mirim, no Dr. Fábio, na Avenida Pau Brasil, na Chácara dos Pinheiros, a Avenida Oátomo Canavarros, na Morada do Ouro, entre outras.

“Estamos mapeando diversos pontos de alagamento para dar continuidade nesse trabalho que já vem sendo realizado desde 2017. Estamos há dois fins de semana fazendo intervenções na Prainha, também já solucionamos o problema da Oátomo Canavarros e vamos continuar atendendo esse tipo de demandam, conforme o orçamento foi nos dando a possibilidade de avançar com as melhorias”, pontua Stopa.