Saúde / PREVENÇÃO/TABAGISMO
24 de Agosto de 2017 17h20
Unidades promovem ações de orientação e combate ao tabagismo
Unidades da rede básica de Saúde de Cuiabá estarão realizando na próxima semana várias atividades em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Fumo (29). O objetivo é orientar a população, ampliar a divulgação sobre o tratamento disponível na rede pública, além de esclarecer dúvidas sobre a dependência e malefícios que o cigarro pode trazer para saúde.
A programação está sendo preparada pelas coordenações das unidades e equipes multidisciplinares, direcionada à comunidade em geral e aos grupos de apoio em atividade. Além da distribuição de material educativo, as equipes estarão orientando quem deseja parar de fumar e esclarecendo sobre questões como as consequências do fumo passivo na família, no ambiente de trabalho e em outros locais.
A ação é uma das diretrizes do Programa Nacional de Controle do Tabagismo desenvolvido em Cuiabá, por meio da Diretoria Técnica de Atenção Primária.
O tabagismo, explica um dos responsáveis técnicos pelo programa, Márcio Frederico de Macedo Arruda, é considerado hoje como uma pandemia silenciosa. A cada ano morrem cerca de 5,4 milhões de pessoas em todo o mundo, vitimas de doenças relacionadas ao tabaco. Ele também é reconhecido como uma doença epidêmica que causa dependência física, psicológica e comportamental. No Brasil, são estimadas cerca de 200 mil mortes/ano em consequência ao tabagismo.
“Buscamos com o Programa do Controle do Tabagismo atingir o maior número de fumantes, para que possam encontrar apoio psicoterapêutico para deixarem o tabaco, evitando desta forma agravos a eles próprios e às pessoas próximas à eles por passividade”, explicou.
Cleidimar Nunes de Almeida, também Responsável Técnica, conta que por meio do Programa são realizadas campanhas educativas, capacitações, educação continuada, sensibilização, distribuição de material educativo, atendimento aos fumantes em tratamento ou àqueles que querem iniciar o tratamento. O Programa também nos possibilita apoiar ações nas comemorações em datas como o 31 de maio - Dia Mundial sem Tabaco e, 29 de Agosto - Dia Nacional de Combate ao Fumo.
Em Cuiabá, várias unidades de saúde nas Regionais já realizam o tratamento por meio dos Grupos Terapêuticos de Abordagem Intensiva ao Fumante. “O tratamento é realizado a partir de reuniões estruturadas, cada uma com um tema e roteiro específicos, estabelecido pela equipe da unidade de saúde”, explicou Cleidimar Almeida. As reuniões são realizadas geralmente uma vez por semana supervisionadas por profissionais de saúde de nível superior, capacitados no Programa Municipal do Controle do Tabagismo.
“A Atenção Primária trabalha com a prevenção de doenças e promoção da saúde daí o Programa antitabagismo dá a orientação e o suporte profissionais e de tratamento medicamentoso para que o tabagista possa abandonar o vício o quanto antes, evitando desta forma complicações à sua saúde”, explicou a coordenadora de Programas Especiais da SMS, Frances de Arruda Loyola.
A diz que a meta é implantar novos grupos, promovendo a inclusão e humanização do atendimento ao usuário da rede pública de Saúde. Visando a expansão do Programa, no último dia 20 de julho, no auditório da SMS de Cuiabá, foi realizada uma Sensibilização direcionada aos profissionais médicos e enfermeiros.
Programação - Dia Nacional de Combate ao Fumo
Dia 14 e 15/09
PSF Jardim União – tema será trabalhado na escola municipal do bairro
Dia 28/09
PSF Despraiado – 13h30 – Inicio de mais um Grupo Terapêutico de Abordagem Intensiva ao Fumante; aplicação de auriculoterapia
Dia 29/09
Clínica da Família CPA I
07:00 às 14:00 – Terminal do CPA I – Enfermeiros, técnicos e a equipe multidisciplinar do NASF – orientação e aferição pressão e glicemia
07:00 às 08:30 horas – blitz próximo ao CMEI Centro America – equipe de Agentes Comunitários de Saúde (ACS)
07:00 às 08:30 horas – blitz na Avenida Pernambuco, CPA II (próximo à drogaria Boa Esperança) – equipe de Agentes Comunitários de Saúde (ACS)
Dia 29/09
PSF Pedra 90 III
PSF Pedra 90 IV – 08:00 horas – Atividade com educador físico e exibição de video
Dia 30/09
PSF Residencia Coxipó I e II
Unidades de Saúde que possuem o Grupo Terapêutico da Abordagem Intensiva ao Fumante:
- Regional Norte:
PSF Jardim União
PSF Jardim Vitória I; II; III
PSF Ouro Fino
PSF Serra Dourada
PSF Dr. Fábio Leite I e II
- Regional Sul:
PSF Pedra 90 I
PSF Pedra 90 II
PSF Pedra 90 III
PSF Pedra 90 IV
PSF Pedra 90 V
PSF Jardim Fortaleza
PSF Santa Laura
PSF Nova Esperança I
PSF Nova Esperança II
- Regional Leste:
PSF Lixeira
PSF Areão
C.S Campo Velho
PSF Praeiro
C.S Pico do Amor
PSF Canjica
C.S Dom Aquino
- Regional Oeste:
PSF Jardim Araçá
PSF Santa Isabel II
PSF Despraiado I e II
PSF Baú
PSF Santa Amalia
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone, 3617-7364, da Diretoria de Atenção Básica/Programa de Controle do Tabagismo.