Mobilidade Urbana / Capacita CGM
24 de Março de 2015 09h59
Servidores são capacitados para arrecadação municipal correta
Os gestores públicos da Prefeitura de Cuiabá estão sendo capacitados na manhã desta terça-feira (24) através do curso “Capacita” da Controladoria-Geral do Município. O treinamento visa fortalecer o controle preventivo e orientar os servidores da Diretoria Administrativa Financeira (DAF) sobre vícios encontrados na arrecadação dos recursos municipais.
“Temos notado que internamente as nossas antigas Coordenadorias Administrativa Financeira, hoje intituladas DAFs, tem deixado de recolher uma parcela significativa dos nossos recursos. Por isso essa orientação se faz tão válida. Precisamos fazer a retenção correta dos serviços contratados pela prefeitura, para que a arrecadação municipal não seja prejudicada”, afirma Pascoal Santullo Neto, secretário municipal de Fazenda.
A orientação faz parte do Programa Capacita CGM, uma iniciativa que visa promover a melhoria da gestão de recursos públicos por meio da oferta contínua de orientações e capacitações a gestores municipais em áreas relacionadas à atuação do Controle Interno. Através do programa, cursos on-line, seminários, palestras e oficinas são ofertados aos servidores da prefeitura.
Em sua primeira edição, o Capacita CGM traz o foco para a retenção tributária, a fim de que a administração dos recursos municipais seja feita de forma adequada e não prejudique a oferta dos serviços prestados à população e à Capital.
“Os DAFs tem o compromisso moral com a gestão de fazer o recolhimento dos recursos corretamente. Realizar esse curso vai fazer a diferença na nossa arrecadação e creio que após o treinamento teremos resultados positivos em âmbito geral”, diz Pascoal.
Para o controlador-geral do Município, Marcelo Bussiki, a intenção é agir de forma antecipada e impedir futuros problemas.
“Nós não queremos que os erros se perpetuem nessa gestão e orientar nossos servidores vai possibilitar que outras situações não aconteçam. Este é apenas o primeiro de muitos outros ‘Capacita CGM’ que serão ofertados aos nossos gestores”, conclui Bussiki.