/ Ações Semob
20 de Outubro de 2017 11h44
Semob promove ações de educação no trânsito para empresas
Levar orientação aos cidadãos para formar motorista e pedestre mais responsável em busca de um trânsito seguro e humano é o objetivo da Coordenadoria de Educação para o Trânsito, vinculado à Secretaria de Mobilidade Urbana.
A prefeitura intensificou a fiscalização de circulação de caminhões em horários restritos com a Operação Carga Pesada que é feita de forma permanente e com o intuito de atingir esse público, a Coordenadoria firmou parceria com o sindicato do transportadores e tem levado às empresas ações educativas, para orientar os funcionários de transportadoras quanto a evitar cometerem infrações.
“Muitos empresários de transportadoras nos cobravam sobre a questão da fiscalização e que gostariam de receber orientações, então a Semob, por meio de solicitação das transportadoras, vai à essas empresas dar palestras e dar instruções sobre a legislação municipal voltado a esse tipo de transporte”, explica o Coordenador João Paulo Ferreira de Almeida.
A grande maioria das empresas, fazem a atividades na SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho que é um programa obrigatório previsto na Legislação Trabalhista e a Semob é solicitada nesses eventos.
“Acidente de percurso conta como acidente de trabalho, então por isso tem sido uma busca crescente de nossas palestras e orientações sobre direção defensiva”, complementa João Paulo.
Ações educativas
A Semob promove também essas ações para diversos seguimentos tais como, escolas, creches, igrejas, entidades e órgãos públicos e uma das mais populares iniciativas é o Projeto “Agente Mirim” que este ano já formou 100 agentes de trânsito em escolas de Cuiabá. Dentro do projeto há a Cidade Mirim, onde oferece vivência prática na pista com carrinhos e atividades lúdicas às crianças. A Cidade Mirim possui um circuito com faixas de pedestres, semáforos, sinalização de solo, mini posto de combustível, onde as crianças vivenciam o trânsito como motoristas e como pedestres, acompanhadas por agentes.
“Esse ano levamos a Cidade Mirim as escolas, ao Parque das Águas, igrejas e creches, a demanda tem aumentado e tentamos atender todos dentro do possível, já que precisa de um certo espaço para ser montado a estrutura”, conta a Agente de Trânsito e Transporte, Luciana de Aguiar Melo.
O projeto Agente Mirim está na 5ª edição, teve início em maio de 2015 e já capacitou cerca de 773 alunos.
“Tentamos atingir o maior número de crianças, mesmo as escolas que não são contempladas com o projeto, levamos orientação, palestras e a Cidade Mirim para que esses alunos sejam inseridos no programa”, completa Luciana.