Notícias

/ ATENÇÃO NO TRÂNSITO

07 de Agosto de 2017 08h41

Semob apresenta balanço da operação Lei Seca nos primeiros setes meses

SID CARNEIRO

Semob

Arquivo

A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) divulgou um balanço das operações da Lei Seca realizadas entre janeiro e julho deste 2017. As ações foram desencadeadas em conjunto com o Batalhão da Polícia Militar de Trânsito, 1º Batalhão da PM, Polícia Judiciária Civil, Delegacia de Trânsito, entre outros.

Neste período, 92 motoristas foram presos por infringirem a legislação brasileira de trânsito. As ocorrências aconteceram nas 19 blitze com o recolhimento de 436 veículos por irregularidades nas abordagens feitas em diversas regiões da capital.

Nas operações, os agentes aprenderam 595 Carteiras de Habilitação e fizeram 2.035 testes de alcoolemia, com objetivo de verificar a ingestão de bebida alcoólica.

No mesmo período de 2016, a Lei Seca recolheu 219 CNH, apreendeu 67 veículos e efetuou 45 prisões, além de 1.156 teste de alcoolemia.

De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo, a Lei Seca tem sido de fundamental importância para redução de mortes no trânsito no perímetro urbano de Cuiabá, principalmente, nos finais de semana, quando os motoristas dirigem depois de ingerir bebida alcoólica. Segundo ele, a Lei Seca tem mudado essa realidade com queda significativa nas últimas blitze as quais registraram apenas apreensões de veículos e CNH.

“A conduta dos motoristas está mudando, mas ainda é preciso mais conscientização por parte de quem sai para se divertir e exagera na bebida alcoólica”, disse.

A operação Lei Seca iniciou em 2014 numa parceria da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), Polícia Militar (PM-MT), Batalhão de Trânsito da PM, Polícia Judiciária Civil (PJC), Corpo de Bombeiros, Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Ministério Público Estadual (MPE), Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) e Polícia Rodoviária Federal (PRF).