Notícias

/ COMBATE À PANDEMIA

24 de Maio de 2021 08h33

Secretário-adjunto destaca resolutividade do tratamento da covid-19 também na atenção secundária

CELLY SILVA

Luiz Alves

Arquivo

Diferentemente do que muita gente pensa, o tratamento nas unidades de atenção secundária (UPAs e Policlínicas) não são somente de urgência e emergência. Elas também dispõem de leitos de enfermaria e semi-UTI (nos boxes de emergência) para estabilizar e tratar os pacientes. As equipes dessas unidades são compostas por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem e assistentes sociais, da mesma forma que os hospitais. 

Desde que se tornou unidade exclusiva para tratamento de pacientes com covid-19, no início de março, a UPA Sul, que fica no bairro Pascoal Ramos, internou aproximadamente 500 pacientes Desses, cerca de 260 foram transferidos para unidades hospitalares e 190 receberam alta. Já na Policlínica do Verdão, que também funciona como unidade referência à covid-19, entre março e abril, mais de 7,7 mil passaram ao menos pela triagem, sendo que 932 pacientes chegaram a ficar internados. Desses, 195 foram transferidos e 46 receberam alta médica. 

O secretário-adjunto de Atenção Secundária, o médico Felipe Cardoso, afirma que a rede é a mesma, seja na atenção primária, secundária ou terciária. “O tratamento vai ser muito bem feito na atenção primária, com resolutividade na atenção secundária, que são as UPAs e Policlínicas, e também com a resolutividade da atenção terciária. A única diferença é que os leitos de UTI estão no Hospital Referência, onde temos 95 leitos, e também no Hospital São Bendito, onde temos 60 leitos. E o mesmo atendimento que é prestado no Pronto Socorro Municipal de Cuiabá, no Hospital São Benedito, é prestado na UPA Pascoal Ramos, no Complexo Verdão e em todas as outras unidades de atenção secundária do município de Cuiabá. O atendimento é o mesmo com isonomia, e principalmente com equidade e resolutividade a esse paciente”, reforça Felipe Cardoso.

O gestor público lembra que a Prefeitura de Cuiabá potencializou a atenção primária, com testagem e tratamento dos primeiros sintomas da covid-19 nas unidades básicas de saúde, reorganizou o fluxo das UPAs e Policlínicas, tornando a UPA Pascoal Ramos e a Policlínica do Verdão exclusiva para pacientes com a doença, além de ter aumentado de 135 para 155 o número de leitos de UTI exclusivos para casos de covid-19, com o  Hospital São Benedito agora totalmente voltado para tratamento da doença. Cardoso destaca ainda que, na últma semana, a Secretaria Municipal de Saúde substituiu todas as ambulâncias que atendem as UPAs e Policlínicas por novos e mais veículos. Agora, as UPAs Norte e Sul e o Complexo Verdão contam com duas ambulâncias cada e as Policlínicas do Planalto, do Coxipó, do Pedra 90 contam com uma nova ambulância cada.

“Essas ações, sem dúvida alguma, foram fundamentais na luta contra a covid-19. Não tenho dúvida que a gente ainda consegue respirar com o planejamento que a gente tem, com a dedicação de todos os profissionais que a gente tem. Quero agradecer aos profissionais da linha de frente, todos estão de parabéns, estão fazendo um trabalho excepcional! E deixar claro que a Prefeitura, junto com a Secretaria Municipal de Saúde, a gestão Emanuel Pinheiro, nós não estamos medindo esforços para poder combater a covid-19”, conclui.