07 de Julho de 2010 10h00

Sanecap prioriza aproveitamento de água de rios em vez de poços artesianos

Neila Barreto-Assessoria/Sanecap

Artigo do jornal a gazeta deste domingo (06/2010) alerta para a acentuada vazão dos poços artesianos em Cuiabá e Várzea Grande (MT), uma situação que já foi detectada pelos técnicos da Companhia de Saneamento da Capital - Sanecap há bastante tempo, em face de exploração pela empresa de mais de 80 unidades no sistema de abastecimento de Cuiabá, nos últimos 30 anos.

Esta constatação levou a Sanecap a redirecionar os projetos técnicos e investimentos para a matriz de manancial superficial (rios), com a ampliação do sistema produtor de água do Tijucal em mais de 500 l/s iniciada em 2005, na gestão do ex-prefeito Wilson Santos, e concluída em 2009, no mesmo governo, no (rio Coxipó). A medida visa à substituição da matriz subterrânea (poços), de modo a garantir à população cuiabana confiabilidade, regularidade, qualidade e quantidade do produto mais importante na vida do ser humano que é a água tratada.

O diretor comercial da Sanecap, Dejair Soares, diz que as regras para se conseguir autorização para perfuração de poços em Cuiabá mudaram justamente para evitar o esgotamento e a contaminação destas águas. "Cuiabá virou um queijo suíço, tem muitos deles sem licenciamento. O que vamos fazer é não mais autorizar a perfuração de novos poços se no local solicitado a rede de abastecimento suprir as necessidades. Estamos agendando uma reunião com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), que faz o licenciamento e a anuência, e esta autorização vai partir da Sanecap e não mais da Prefeitura de Cuiabá", concluiu Soares.

A Sanecap possui 12 Estações de Tratamento de Água e todas possuem um sistema de tratamento de água do tipo convencional, que consiste em desinfecção, reservação e, só após esse processo o produto é distribuído à população. No caso dos poços tubulares profundos, estes recebem apenas o processo de desinfecção, o qual pode ocorrer no próprio poço ou no reservatório.

Os sistemas de abastecimento de água de Cuiabá contam com três mananciais superficiais: os rios Cuiabá, Coxipó e Coxipó-Açu, além dos subterrâneos. O rio Cuiabá abastece as ETAs do Sucuri, Ribeirão do Lipa, ETA I e II (Engenheiro José Brunello Bombana e General Homem de Mello, respectivamente), ETA Porto (Wilson Padilha), além das ETAs Coophema e Parque Cuiabá.

O rio Coxipó abastece as estações do Coxipó do Ouro e do Tijucal, esta última consiste numa de concreto e outra metálica. Já o Coxipó-Açu garante o abastecimento das ETAs Nossa Senhora da Guia e Aguaçu.

O sistema distribuidor de água é composto por 25 reservatórios, sendo localizados no Centro, Lipa, Porto, Parque Cuiabá, Coophema, Tijucal, Aguaçu, Guia, Sucuri, Coxipó do Ouro, Pedra 90, e regiões Leste (01, 02, 03), Norte (01, 02, 03), e Sul (01, 02, 03, 04, 05, 06, 07 e 08).