Notícias

Núcleo da Primeira-dama / EQUITAÇÃO E EQUILÍBRIO

28 de Outubro de 2025 12h00

Projeto “Dia do Rancho” ensina confiança e cuidado com animais a mais de 1.100 Simininas

Adriana Assunção

Emanoele Daiane

Arquivo

O projeto “Dia do Rancho”, realizado em parceria entre o Programa Siminina e a Hípica Rancho Dourado, proporcionou momentos únicos a 1.149 meninas, com idades entre 6 e 14 anos, atendidas nas 16 unidades do programa mantido pela Prefeitura de Cuiabá. Todas as 32 turmas participaram das atividades, que ocorreram duas vezes por semana, sempre às terças e sextas-feiras, durante cinco meses.

De acordo com a primeira-dama e vereadora Samantha Iris, o projeto, realizado em parceria entre a Hípica Rancho Dourado e o Núcleo de Apoio à Primeira-Dama, proporcionou às Simininas momentos de lazer e aprendizado fora das unidades, com aulas sobre o ambiente rural, o manejo, a alimentação e o comportamento dos animais. As participantes também puderam fazer passeios a cavalo, com voltas de aproximadamente três minutos cada.

“Essas parcerias são importantes porque conseguimos proporcionar um dia diferente, uma atividade diferente, um passeio cheio de aprendizado e diversão. O Rancho Dourado abriu as portas para todas as meninas. Foi lindo! Praticamente 1.200 Simininas participaram e todas tiveram a mesma oportunidade. Andaram a cavalo, aprenderam e se encantaram com esse universo. Eu agradeço muito a essa parceria”, destacou Samantha.

As Simininas do período matutino da unidade Três Barras foram as últimas a participar do passeio, realizado nesta terça-feira (28), marcando o encerramento do ciclo de visitas deste ano. Ao todo, 100 meninas da unidade, somadas às do período vespertino, conheceram o ambiente rural.

A pequena Isabela Barbosa, de 7 anos, do Siminina do bairro Três Barras, em Cuiabá, resumiu com espontaneidade a empolgação das participantes. “Eu queria morar aqui só pra pegar caju e montar em cavalo todo dia. Dar comida pro cavalo e brincar com ele o tempo todo.” Já Maria Clara, que superou o medo de subir no cavalo, comemorou. “Eu achei muito legal! Pensei que não ia gostar, mas adorei. Foi demais!”

Renata Ribeiro, gerente do rancho, e a instrutora de equitação Juliana Pedroso foram fundamentais para ajudar as Simininas a desenvolver confiança e encantamento durante os passeios. As meninas foram recebidas com lanche e contaram com a ajuda especial do cavalo Olaffe, que carregou cada uma, proporcionando momentos transformadores por meio do contato com os animais, considerados dóceis e benéficos para a saúde mental e comportamental.

“Como instrutora de equitação, tive a honra de acompanhar as Simininas durante esses cinco meses. Durante as visitas, explicamos nossas atividades, que envolvem o hipismo clássico e a equoterapia. Busquei transmitir para elas a importância da comunicação com os cavalos e os benefícios que isso traz, como confiança, equilíbrio, coordenação motora e segurança. Também mostramos como conhecer e se comportar diante de um cavalo pela primeira vez, para que entendam a importância desses animais para a saúde mental”, explicou Juliana Pedroso.

Para a proprietária da Hípica Rancho Dourado, Ana Julieta Pompeo de Barros, a parceria foi uma oportunidade de contribuir com a formação das meninas. “Ficamos muito felizes em participar. Abrimos as portas com amor, carinho e gratidão.”

Já a coordenadora do Programa Siminina, Ivete Carneiro, agradeceu o empenho das equipes envolvidas e do haras com as meninas. “Essa experiência é um pedaço da vida delas. Tivemos uma equipe técnica presente em todas as visitas, garantindo cuidado e segurança. Foi um trabalho feito com muito amor.”

#PraCegoVer

A foto que ilustra a matéria mostra as Simininas do período matutino da unidade Três Barras na Hípica Rancho Dourado. Elas estão acompanhadas da primeira-dama e vereadora Samantha Iris, além das equipes das Simininas e do Rancho Dourado. Abaixo, há uma galeria de fotos que registra diversos momentos do passeio.