Notícias

Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Sustentável / ABRIL AMARELO

30 de Abril de 2024 09h18

Programação da Campanha Abril Laranja atrai moradores de diversos bairros em busca de vacinação, castração e conhecimento

ELIANA BESS

Davi Valle

Arquivo

Muitos tutores aproveitaram logo as primeiras horas desta segunda-feira (29), primeiro dia da programação do Abril Laranja, para colocar a vacinação dos cães e gatos em dia. A vacinação, oferecida pela Secretaria Municipal de Saúde, através da Unidade de Vigilância em Zoonoses, é uma entre tantas outras ações voltadas para a causa animal no evento promovido pela Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal, vinculada à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentáve da Prefeitura de Cuiabá. No total, 88 pets receberam a dose da vacina antirrábica. Mais de 70 guias de castrações gratuitas também foram entregues por meio doSargento Vidal, parceiro do evento. Na terça-feira (30), último dia da programação no mesmo local a partir das 8h às 17h.

Abordagens e distribuição de folders sobre as legislações municipais e estaduais que tratam sobre as penalidades para quem maltratar animais, além de esclarecimento de onde denunciar, foram ações realizadas pelas equipes da Bem-Estar Animal. E aconteceram também no entorno da praça Alencastro, como a Estação Alencastro. Só Leis municipais sancionadas pelo prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, são oito.

“Foi um dia muito produtivo e ainda mais em se tratando dessa causa que é diária para nós veterinários, tutores, defensores dos animais, gestores públicos. Muita gente passou por lá, recebeu informações, observou como é o trabalho das ONGs e de quem tanto ama e luta nos cuidados. Amanhã teremos mais um dia com toda a programação novamente, nossa meta é a conscientização das pessoas. Quanto mais cidadãos conscientes, menos crimes serão cometidos contra os pets”, frisou a secretária adjunta de Bem-Estar Animal, Tatiana Soares.

Lucas Alexandre Wially Menezes estava entre os que chegaram cedo. Morador do bairro Quilombo, ele ajudava a tia Gislayne Sueli Wially, que mora do bairro Novo Terceiro a levar quatro, a mãe e suas três filhotas (caninas), para receber a dose da vacina.

“É uma oportunidade muito boa porque a gente traz todas de uma vez e ainda vemos uma variedade de coisas voltadas para os animais. É diferente de uma campanha de vacinação. E já vou levando a guia para marcar a castração da fêmea mãe”, disse Gislayne.

“Eu tenho duas gatas, a Esmeralda e a Morena. E fiquei sabendo que é para gatos também, então vou retornar com elas para vacinar”, disse Lucas.

Yure, Estrela, Luna e Kiara são os cães da Fernanda Bley que mora no Coxipó. “Também foram vacinados. Estão com o cartão de vacinas em dia, sempre participo de campanhas e esse evento é importante porque está marcando o mês alusivo aos maus-tratos. Todo esforço é válido quando envolve a causa animal”, frisou.

José Alberto Santana saiu do bairro Araés para trazer seu pet de estimação, um gato de nome Sarom. “Ah, gosto muito de animais. E cuidar da saúde deles é tudo”, considerou.

OUTROS ATRATIVOS

A Zoonoses também compareceu com a equipe de endemias com exposição do ciclo evolutivo do mosquito da Dengue e animais sinantrópicos, que são animais que coabitam com o ser humano como: cobras, escorpiões, caramujo, morcego, aranha e tantos outros. Com amostras de vários deles para contextualizar a informação.

Várias ONGs que atuam com animais também participaram tirando dúvidas e comercializando produtos para arrecadar fundos que serão revertidos para a causa. Entre elas, OPA-MT, Tampatinhas, Orfanato Gataria da Lu Edu (OGLE-MT) e protetores independentes que também foram convidados.

A gastronomia também marcou presença com comidas, doces e guloseimas.

E mais de 200 mudas frutíferas foram doadas pelo Horto Florestal Tote Garcia.