Notícias

Esportes e Lazer / Indo ao encontro

27 de Novembro de 2015 17h45

Prefeitura realiza gincana recreativa no Coxipó do Ouro

HENRY FALBO

Tchélo Figueiredo

Arquivo

Os moradores do Coxipó do Ouro viveram uma sexta-feira diferenciada. A Prefeitura de Cuiabá realizou no centro da comunidade, uma gincana de lazer envolvendo alunos da rede pública e a comunidade da área urbana e rural. Diversas atividades esportivas, recreativas e de ações em saúde foram programadas e aconteceram durante todo o dia.

O projeto denominado “Gincana do Coxipó do Ouro” foi desenvolvido pela Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, em parceria com a Associação de Moradores e acadêmicos do curso de enfermagem da FAUC (Faculdade de Cuiabá) e teve brincadeiras e competições como o pula corda, corrida de saco, cabo de guerra, jogos de dama, xadrez e bozó, boliche, queimada, vôlei e futebol, além de brincadeiras artesanais e exibição de vídeos, através da Secretaria Adjunta de Turismo.

Os acadêmicos de enfermagem  realizaram testes de glicemia e aferimento da pressão arterial. “Também orientamos as crianças e a população quanto à obesidade e educação alimentar”, informou a professora de Educação Física da FAUC  Rosimari de Oliveira.

Osvaldo da Silveira, coordenador de Ações Esportivas da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, acredita que o Coxipó do Ouro merece este tipo de atenção por se tratar de uma comunidade distante do centro de Cuiabá. “Muitas dessas crianças que estão aqui moram em sítios e chácaras. Hoje elas vieram para a escola e foram surpreendidas com um dia de festividades”, disse Osvaldo Silveira.

A diretora da Escola Municipal Rural Nossa Senhora da Penha de França, Miriam Zanca, acredita que a parceria foi boa para os alunos. “O esporte proporciona essa vivência de participação, colaboração e regras que para as crianças é muito importante, até mesmo para fugir da rotina do dia a dia”.

 

O sub-prefeito do Distrito do Coxipó do Ouro, Cecílio Marinho, lembra que a comunidade é carente de lazer apesar de ser ponto turístico em função do rio que corta a localidade. “Nós vivemos às margens do Rio Coxipó e recebemos muitos turistas. Mas eles vêm até aqui desfrutar da natureza e se divertir entre eles. Já nesta ação que acontece hoje, todos nós estamos participando diretamente. É muito gostoso”, afirma.