Tecnologia e Inovação / Novembro Azul
17 de Novembro de 2014 15h25
Prefeitura promove ação para conscientizar servidores sobre o câncer de próstata
Servidores da Prefeitura de Cuiabá estão realizando exames e recebendo orientações sobre como evitar o câncer de próstata. A ação é desenvolvida pela Prefeitura de Cuiabá, através das Secretarias Municipais de Saúde e Gestão, e faz parte da campanha Novembro Azul – “Homens nós cuidamos de vocês”.
No primeiro dia da ação, realizada nesta segunda-feira (17), Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, dezenas de servidores fizeram o exame PSA (Antígeno Prostático Específico), teste de glicemia e aferição da pressão arterial.
Em seguida, participaram da palestra “Câncer de Próstata e doenças masculinas”, ministrada pelo Dr. George Salvador, onde receberam informações sobre os cuidados necessários com a saúde.
O secretário municipal de Saúde, Werley Peres, chamou a atenção para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. “Não é vergonhoso ir ao médico e fazer os exames. Precisamos cuidar da nossa própria saúde e é pensando no bem estar dos nossos servidores que promovemos essa ação aqui na Prefeitura de Cuiabá”, declarou.
O secretário municipal de Gestão, Pascoal Santullo Neto, destacou a preocupação da administração municipal com a saúde dos servidores. No mês passado, servidoras da prefeitura participaram de uma série de atividades durante o Outubro Rosa, campanha cujo objetivo é promover o combate ao câncer de mama.
“De cada seis homens, um tem câncer de próstata no Brasil, o que é preocupante. Estamos dando um passo à frente trazendo a vocês todas as informações que precisam para que não façam parte dessa estatística”, disse.
Após realizar o exame de glicemia, três servidores descobriram ser portadores do diabetes e foram orientados a procurar o médico para saber mais detalhes sobre a doença.
“O diabetes pode ser tipo 1, 2 ou 3 e quem a possui deve ter uma série de cuidados, como se alimentar de três em três horas. A falta de controle da doença pode causar a perda da visão e dos rins”, explicou o consultor em diabetes Eudes Gomes.
Dario da Costa, de 72 anos, já sabia que tinha diabetes, mas descobriu que precisa tomar mais cuidado com a saúde. “O exame de glicemia estava muito alterado. Preciso controlar melhor a minha alimentação”, admitiu.
Servidor da Secretaria Municipal de Planejamento e Finanças, Valdir Pereira Silva, de 46 anos, elogiou a iniciativa da Prefeitura de Cuiabá de disponibilizar informações e exames aos funcionários.
“A correria do dia-a-dia às vezes nos impossibilita de procurar o médico e fazer os exames necessários, por isso é muito bom a comodidade de ter acesso a tudo isso no seu local de trabalho”, avaliou.
Embora o público-alvo da campanha sejam homens com idade a partir de 40 anos, Allan Lin, servidor da Secretaria Municipal de Comunicação, de 39 anos, fez todos os exames. “Essa iniciativa é muito boa e motiva a pessoa a cuidar da sua própria saúde”, disse.
No período da tarde, os servidores tiveram acesso a serviços como limpeza de pele e corte de cabelo.
Câncer de próstata – Segundo dados do Instituto Lado a Lado pela Vida, o câncer de próstata é o segundo tipo que mais mata homens no Brasil.
O instituto aponta ainda que quase 50% dos brasileiros nunca foram ao urologista e, em 2014, a projeção é de que 12 mil vão morrer da doença em função da descoberta em estágio avançado.
Em 2015, a estimativa é de que 69 mil casos sejam identificados.
Programação - Na terça-feira (18), o evento prossegue pela manhã, a partir das 9h, com o reinício da coleta do PSA, aferição de pressão arterial e teste de glicemia. Às 14h, continua a parte dedicada à estética masculina.