/ Alternativa na mesa
20 de Agosto de 2014 08h51
Prefeitura incentiva produção de hortaliças na região do Pedra 90
A Prefeitura de Cuiabá está trabalhando para o aumento da produção de hortaliças para abastecer o mercado consumidor da capital. Hoje, 70% das hortaliças consumidas em Cuiabá são importadas de municípios do interior ou de outros Estados. Na região do bairro Pedra 90 está sendo apoiado e fomentado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, em conjunto com a Secretaria e Estado da Agricultura (Sedraf), Empaer, Sebrae e em breve o Banco do Brasil, um Arranjo Produtivo Local (APL) para o plantio de hortaliças pela técnica da hidroponia. A proposta desperta atenção de vários pequenos produtores rurais da região que já estão sendo cadastrados pela secretaria.
Na tarde desta terça-feira (19), o secretário Elias Alves de Andrade e a secretária adjunta, Ivone Rosset Rodrigues, estiveram conversando com o presidente da Associação Coxipoense de Deficientes (ACD), Abel Oliveira Cáceres, e com diretores da empresa Alimenthe Comércio de Produtos Alimentícios, André de Paiva Pinto e Argon Filho, que já produzem alface, rúcula, salsa e beterraba usando a hidroponia. A proposta é implantar no terreno ao lado da sede da ACD, uma horta hidropônica. Além de viável economicamente pela geração de renda, o presidente Abel Cáceres Oliveira, considera que o projeto servirá também como terapia e ocupação para os associados da entidade.
O secretário Elias Alves de Andrade explicou que, além de servir como elo entre os produtores e os demais órgãos envolvidos no projeto, a secretaria abrirá também um espaço para que eles comercializem sua produção no Galpão do Produtor Rural, que funcionará na nova Central de Abastecimento de Cuiabá, que está em fase final de implantação no Distrito Industrial da capital mato-grossense. ‘Vemos nesta inovação uma forma de diminuir a dependência dos comerciantes e da população das hortaliças vindas de fora, cujos preços variam muito, dependendo principalmente de fatores climáticos’, diz ele.
A técnica da hidroponia, segundo o empresário Argon Filho, consiste no cultivo elevado, sem solo, com as raízes recebendo nutrientes através da água. Elas são cultivadas em recipientes ou canais com água, que escoam por gravidade, totalmente reaproveitada. As hortaliças são cultivadas dentro de estufas. Para Argon, esse tipo de cultivo é o ideal no clima quente de Cuiabá, pois diminui a insolação e o ataque de insetos e outros animais. Toda a produção da Alimenthe é adquirida por restaurantes de Cuiabá.
André de Paiva Pinto, outro sócio da Alimenthe, informou que a empresa irá ajudar com sua experiência na instalação das hortas elevadas, fornecimentos de mudas, envelopamento das hortaliças e até a compra do eventual excedente de produção não comercializado no Galpão do Produtor Rural. Na região existem cerca de 20 pequenos produtores rurais que demonstram interesse em participar do projeto. No entanto, inicialmente, apenas sete deles devem participar. Esse número, de acordo com André de Paiva Pinto, é o ideal para se prestar uma boa assistência e facilita a correção de eventuais falhas. Ele calcula que em cerca de 10 meses já será possível fazer a primeira 'colheita'.