Esportes e Lazer /
02 de Outubro de 2015 09h50
Prefeitura e Governo firmam parceria e lançam Feira Internacional de Turismo do Pantanal
A Prefeitura de Cuiabá, Governo de Mato Grosso e representantes do trade turístico assinaram o termo de parceria para a realização da Feira Internacional de Turismo do Pantanal (FIT) 2016, lançada oficialmente na noite desta quinta-feira (1º), na Capital.
A Feira terá como foco a realização de negócios, promoção do desenvolvimento sustentável, divulgação e integração com outros estados da região Centro-Oeste e países como Paraguai, Bolívia, Chile, Peru, Venezuela, Equador e Colômbia.
“Estaremos juntos criando um ambiente em que a gente consiga potencializar o turismo para o mundo inteiro e fazer que conheçam [as pessoas] um pouco mais nossas belezas do Pantanal, Cerrado e Araguaia”, disse o secretário de Cultura, Esporte e Turismo de Cuiabá, Alberto Machado.
O governador Pedro Taques avaliou a feira como um momento de transformação no setor, principalmente como gerador de oportunidades.
O evento será realizado no período de 20 a 24 de abril de 2016, no Centro de Eventos do Pantanal, com incentivo do Sindicato das Empresas de Turismo de Mato Grosso (Sindetur) e Associação Brasileira de Agências de Viagens de Mato Grosso (ABAV-MT).
“Para nós, isso representa a concretização de um acordo que fizemos com os cidadãos mato-grossenses há alguns anos. Acreditamos muito no setor e vamos apresentar o melhor do turismo rural e do agronegócio, proporcionando emprego e renda”, afirmou Pedro Taques.
A FIT Pantanal terá como tema: “Turismo, um grande negócio”, e apresentará uma programação diversificada composta por ciclo de palestras, exposições, debates, painéis e lançamentos.
De acordo com o presidente das entidades de turismo da Confederação Nacional do Turismo, Jaime Okamura, há diferenças entre e Feira do Pantanal e a Festa do Pantanal, que deixou de ser realizada há 7 anos.
“A Festa do Pantanal cumpriu a sua missão, fazendo com que voltássemos a aprofundar a questão do turismo e mobilizar o artesanato e a gastronomia. Agora, o nosso foco será negócios, porém, sem deixar de lado a questão cultural”, explicou.
Também participaram do lançamento o presidente do Sindicato do Turismo de Mato Grosso (Sindetur), Oiran Gutierrez, o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Seneri Paludo, o secretário-adjunto de Turismo do Estado, Luís Carlos Nigro, o secretário-adjunto de Turismo de Cuiabá, Jefferson Moreno, o secretário municipal de Ordem Pública, Ten Cel PM Eduardo Henrique de Souza, e o secretário municipal de Fazenda, Pascoal Santullo Neto.