Notícias

/ COMBATE AO CORONAVÍRUS

23 de Junho de 2020 15h45

Prefeitura corre contra o tempo para entregar novos leitos de UTI

CELLY SILVA

Davi Valle

Arquivo

Diante do quadro de curva ascendente na taxa de proliferação do novo coronavírus, causador da Covid-19, o que tem lotado as unidades de saúde de toda a rede, a Prefeitura de Cuiabá corre contra o tempo para garantir nesta semana mais leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Referência (antigo Pronto Socorro). Ao menos 10 respiradores estão sendo instalados e devem funcionar nos próximos dias. 

 

Após interlocução do deputado Emanuel Pinheiro Neto com o Ministério da Saúde, Cuiabá obteve 20 novos respiradores que já estão no Hospital Referência. Para que passem a funcionar, a Secretaria Municipal de Saúde aguarda apenas a chegada de algumas peças, de acordo com o secretário Antonio Pôssas de Carvalho. “Só estão esperando chegar as bombas de infusão, que já foram despachadas, e os 50 monitores que chegam amanhã”, disse Possas, adiantando que foram comprados equipamentos a mais já preparando a rede “para uma outra leva de abertura de UTI’s”.

 

Além disso, o Município ainda aguarda a entrega de mais 10 leitos de UTI que o Governo do Estado se comprometeu a doar, durante reunião por videoconferência entre o governador Mauro Mendes e o prefeito Emanuel Pinheiro, no último dia 15. Com isso, em breve a Capital terá 125 leitos de UTI específicos para pacientes de Covid-19, somente na rede municipal. “Já adquirimos 20 respiradores na sexta-feira (12), por intermédio do deputado federal Emanuel Pinheiro Neto e iremos corrigir problemas em alguns aparelhos e vamos garantir a abertura de mais dez. Com essa parceria, vamos aumentar a capacidade, conscientes de que há uma grande demanda do interior que é atendida na Capital”, explica Pinheiro.

 

A respeito do interior, o gestor destaca que aproximadamente 60% dos pacientes internados com Covid-19 em Cuiabá são oriundos de outros municípios, sendo necessário que novos leitos de UTI também sejam abertos nessas cidades. Emanuel Pinheiro afirma que já conversou com membros da bancada federal de Mato Grosso, como os senadores Jayme Campos e Wellington Fagundes. “Eles vão ajudar o governo estadual também. O governo com certeza também está procurando as alternativas para criar esses leitos no interior e, com isso, não sobrecarregar Cuiabá”, disse. 

 

Quadro atual de leitos

 

Cuiabá já conta com 95 leitos de UTI exclusivos para casos de Covid-19, sendo 55 no Hospital de Referência (antigo Pronto Socorro) e outros 40 no Hospital São Benedito. Com a aquisição de 20 respiradores e a doação de outros 10 pelo Executivo estadual, a Capital chegará a 125 leitos de UTI exclusivos para Covid-19. É importante ressaltar a população que Cuiabá possui 90 leitos de UTI destinados ao tratamento de outras enfermidades, sendo 60 no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) e 30 no Hospital São Benedito.