Governo / EM SÃO PAULO

19 de Abril de 2024 15h00

Prefeitura apresenta projeto para manejo dos resíduos sólidos regulados e realiza tratativas para inauguração da estátua de Gandhi em Cuiabá

SECOM

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá participou de agendas socioambientais importantes nesta semana em São Paulo. Representando o Executivo Municipal, o gestor de Desenvolvimento Sustentável da Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (ARSEC), Alex de Deus, tratou de assuntos relacionados a saneamento básico, bem como fiscalização e regulação do manejo de resíduos de construção civil.

Na reunião, foi apresentado o “Novo Manejo dos Resíduos Sólidos Regulados de Cuiabá”, projeto que está sendo desenvolvido pela Prefeitura de Cuiabá por meio da ARSEC. Os eventos ocorreram entre os dias 16 e 17 de abril.

“A cidade de São Paulo foi o maior caso de sucesso na criação de mecanismos de controle e fiscalização dos RCC’s e RGG’s. Essa troca de conhecimento é necessária para entendermos como outras cidades lidaram com situações semelhantes às nossas. Tratando-se da maior cidade do país, essas contribuições têm um peso ainda maior”, explicou Alex de Deus.

Os servidores elogiaram o projeto e trouxeram importantes contribuições, advindas da experiência que vivenciaram quando implementaram o então novo sistema de fiscalização, utilizado até hoje pela cidade de São Paulo.

“Mais uma vez Cuiabá é elogiada e reconhecida como um exemplo de excelência em saneamento básico. Esse é um motivo de grande orgulho, pois é fruto de um trabalho árduo, incansável. Continuaremos avançando, trabalhando para fazer da capital cada vez mais um lugar melhor para se viver. Estou imensamente orgulhoso, estamos promovemos uma verdadeira revolução subterrânea, o que traduz nosso respeito à população, saúde e ao meio ambiente”, disse o prefeito Emanuel Pinheiro.

Alex ainda realizou tratativas para a inauguração da estátua de Gandhi em Cuiabá. A reunião contou com a presença de representantes de instituições públicas e privadas para discutirem sobre a fase final do projeto de relações internacionais do município, que irá instalar uma estátua de Mahatma Gandhi no Parque das Famílias, como parte das tratativas de aproximação entre Índia e Cuiabá.

“Instalar uma estátua do grande líder pacifista indiano, Mahatma Gandhi, em Cuiabá, é um grande e complexo projeto, que busca não apenas oferecer um ambiente seguro e agradável para a visitação ao monumento presenteado pelo Governo da Índia, mas principalmente, trazer à população cuiabana o significado que essa estátua representa”, esclareceu o gestor de Desenvolvimento Sustentável.

A agenda incluiu uma reunião com a cofundadora do Instituto Palas Athenas, professora Lia Diskin, responsável pela criação do Espaço Gandhi na Praça Túlio Ferreira, na cidade de São Paulo. O local tem o objetivo de acolher as ações comprometidas com os ideais da Cultura de Paz, que buscam promover a ética solidária e a cidadania responsável, além da arte do convívio e da participação na gestão do bem-comum e do espaço público.

“Recebi com grande satisfação a notícia de que a estátua de Mahatma Gandhi será instalada em Cuiabá no mês de maio próximo. Sem dúvida, o impacto que provocará na cidade, e até no estado, será altamente benéfico e transformador”, pontuou Lia Diskin.

Alex também se reuniu com o professor de origem indiana, Umesh Mukhi, da Escola de Administração da Fundação Getúlio Vargas (FGV EAESP). O professor está ativamente engajado com as autoridades locais no aconselhamento e na articulação de várias facetas do projeto.

Ele enfatizou que a estátua contribui efetivamente para o Objetivo 16 do ODS de promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, além de destacar o potencial acadêmico do projeto, que motivará a sociedade civil e a academia a organizarem visitas a escolas, incentivar o debate e inspirar os alunos a desenvolver seu potencial de liderança.

‘Do ponto de vista da pesquisa, esse projeto abre espaço para a academia de Mato Grosso refletir sobre a história da Índia e seu impacto no mundo. Pesquisas adicionais sobre Gandhi podem abrir um espaço interessante para preencher a lacuna de conhecimento em direitos humanos, não-violência e agenda de sustentabilidade”, explicou Umesh Mukhi.