Mobilidade Urbana / REPÚBLICA DO LÍBANO

17 de Abril de 2024 11h37

Prefeito vistoria obra de rotatória e elenca melhorias para o trânsito com entrega de dois viadutos, do Contorno Leste e Plano de Mobilidade

Márcia Martins

Davi Valle

Arquivo

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, destacou os avanços para garantir a fluidez do trânsito promovidos pela gestão durante vistoria às obras da nova rotatória da Avenida República do Líbano, na capital. A inspeção contou com a participação do vice-prefeito de Cuiabá, José Roberto Stopa, e com a secretária de Mobilidade Urbana, Luciana Zamproni.

"Entendo que às vezes é difícil ter paciência, mas saibam que estamos trabalhando muito para resolver isso. Estamos realizando desapropriações no local. Vamos construir um novo acesso para quem vem da região de Nossa Senhora da Guia e quer ir para a região da Assembleia Legislativa, passando pelo Complexo Lino Rossi", esclareceu, ao acrescentar "se você quiser voltar para a Chapada dos Guimarães, fecharemos o acesso no trevo que leva para lá, para que você possa contornar e retornar facilmente. Isso vai acabar com os engarrafamentos que estão atrapalhando no horário de pico", concluiu. Emanuel ainda afirmou que está sendo providenciado o recapeamento da via, nos dois sentidos.

A secretária de Mobilidade Urbana, Luciana Zamproni, disse que o local era uma zona de conflito e que a Semob criou o projeto da rotatória visando, principalmente, diminuir o fluxo nas proximidades do posto Bom Clima, facilitando acesso direto ao Centro Político Administrativo.

Obras por toda a cidade

Durante a vistoria, o prefeito de Cuiabá citou ações já implementadas, como a construção de dois viadutos (Murilo Domingos e José Maria Barbosa - Jucá do Guaraná), respectivamente construídos na Avenida Beira Rio e das Torres. Tendo como respaldo a necessidade do planejamento da cidade, ele também elencou a formatação e entrega do Plano de Mobilidade Urbana, que visa desenvolver todos os modais de transportes da cidade até 2030.

"A maior obra estruturante da cidade, que é construída pela Prefeitura de Cuiabá e será entregue por nossa gestão, o Contorno Leste, é um exemplo desse pensamento, da projeção de crescimento da cidade. A via, que ligará a região do Distrito Industrial à Rodovia Emanuel Pinheiro, além da mobilidade, garante o desenvolvimento a mais de 50 bairros, beneficiando diretamente a mais de 250 mil pessoas", declarou o prefeito Emanuel Pinheiro. Nesse ritmo de progresso e desenvolvimento, a entrega da primeira etapa, com seis quilômetros de pista já construída, está prevista para ocorrer até o fim deste mês de abril.