/ COMPROMISSO
28 de Julho de 2017 17h10
Prefeito realiza reunião estratégica com secretariado para planejar ações para Cuiabá
O prefeito Emanuel Pinheiro e o vice Niuan Ribeiro realizaram uma reunião estratégica com todo o secretariado municipal para planejar ações para Cuiabá. O encontro, que aconteceu ao longo de toda a sexta-feira (28), objetivou ponderar e avaliar os avanços práticos já alcançados por cada pasta – nestes primeiros sete meses de gestão – e planejar novas metas eficazes, a fim de transformar as principais áreas ligadas ao município com uma melhor prestação no serviço público ao cidadão.
Para o prefeito Emanuel Pinheiro, é mandatório a participação dos gestores no planejamento participativo para a construção da Cuiabá dos 300 anos. “Nada do que estamos projetando para a Capital é aleatório ou possui fins em si mesmos. Cada iniciativa proposta e determinada tem a clara missão de redefinir os padrões socioeconômicos da nossa terra. A cidade dos tempos vindouros só será construída se cada gestor se comprometer a se envolver com todas as esferas que envolvem o município. Estamos em fase de realização das audiências públicas relacionadas ao nosso Plano Plurianual nas quatro regionais e todos devem se tornar partes integrantes deste processo. Temos o desafio de materializar os anseios da nossa população e isso só será possível com transparência pública, garra para transpor barreiras e comprometimento com aqueles a quem servimos, que é o povo cuiabano. Temos metas ousadas, como a requalificação do Centro Histórico, melhorias drásticas na saúde e maior oferta e qualidade no ensino municipal e todos devem se impelir para elencar objetivos claros como estes e com prazos demarcados. Cuiabá exige e merece uma resposta imediata e eficaz para os problemas que têm feito parte do seu cotidiano”, afirmou.
Cooperação e alvos definidos são as palavras chaves que permitirão que mudanças sejam implantadas na cidade, conforme salientou o vice-prefeito Niuan Ribeiro. De acordo com o gestor, iniciativas como o revigoramento da Orla do Porto – com novas atividades que atraiam visitantes – e a expansão do crescimento estrutural da cidade só serão possíveis se a liderança determinante do prefeito for devidamente seguida. “Temos uma equipe preparada e apta para fazer com que o futuro promissor da nossa Capital seja uma realidade genuína. Para que este grande alvo seja alcançado ao lado de seu marco tricentenário histórico, a dedicação e o amor pela nossa população devem ser atitudes de ordem para cada medida a ser planejada e executada”, disse.
O planejamento das ações que já foram aplicadas ao longo dos sete meses resultaram em posturas como o levantamento das demandas existentes na cidade, a fim de definir as principais diretrizes de atuação por parte do poder público, bem como a garantia do atendimento às 6.800 famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade. Além disso, a Prefeitura de Cuiabá realizou no primeiro semestre mudanças significativas no atendimento à população, com a criação e implantação de medidas como a Matrícula Web, eliminando o problema com as longas filas nas unidades de ensino, na busca por uma vaga nas creches e CEMEI existentes.
Na parte de saúde pública, o aumento na produção geral ambulatorial por complexidade da saúde municipal também atingiu resultados superiores, alcançando a marca de 25% a mais em relação ao mesmo período de 2016. Para a gestora da pasta, Elizeth Araujo, as dificuldades são evidentes e já estão sendo enfrentadas, mas há vitórias a serem pontuadas. “Entre os meses de janeiro e abril deste ano, realizamos 50.466 consultas médicas, que haviam sido solicitadas à Central de Regulação da secretaria. Sinalizamos as falhas existentes que tornavam o serviço ao cidadão moroso e ineficaz e estamos gradativamente alinhando o que é necessário, seguindo a risca os princípios da humanização determinado pelo prefeito Emanuel Pinheiro”, revelou.
Em se tratando das ações vinculadas à pasta de Educação, a primeira metade do ano ainda foi marcada pela implantação de projetos como o voltado para capacitações, intitulado União Faz a Vida, que é fruto de uma parceria com o Sicredi. A secretaria também contemplou as crianças da rede municipal com iniciativas como a Bienal do Livro, a Gincana Ecológica – desenvolvida conjuntamente com a pasta de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano – e a Equoterapia para alunos com necessidades especiais, conforme relatou o titular da pasta, Rafael Cotrim.
“Propostas como a Equoterapia têm feito a diferença na vida das nossas crianças e é nosso desejo ampliar o atendimento, pois sabemos o quanto isso melhora a qualidade de vida destes pequenos que possuem circunstâncias tão particulares e que demandam cuidados mais específicos. E para o segundo semestre realizaremos ações como a Escola de Gestores, com o objetivo de melhorar a formação da diretoria, coordenadoria e até mesmo do secretário. Cremos que quando temos bons profissionais devidamente capacitados, as necessidades daqueles que precisam do serviço público serão atendidas com maior presteza e assim construiremos uma gestão ainda melhor. Vamos aplicar na rede de ensino a inteligência emocional, outro aspecto fundamental que será cuidadosa e estrategicamente desempenhado pelo município. Além de tudo isso, vamos implantar a Nova Escola Pública, que seguirá padrões ambientais sustentáveis, com a reutilização da água da chuva, pontos de energia fotovoltaica e que redefinirá os padrões na Capital, trazendo também baixo custo de manutenção”, falou.
Para o secretário Jesus Lange Adrien Neto, o planejamento realizado por estas e pelas demais 18 pastas municipais permitirá que os avanços socioestruturais alcancem todas as extremidades da população cuiabana. Evidenciando o projeto do chefe do executivo em expandir a existência de parques para as regiões periféricas da Capital, ele pontuou a necessidade de construir uma Cuiabá que evidentemente seja para os cuiabanos.
“Já temos dois novos e belíssimos parques nas áreas mais centrais, mas o prefeito quer que espaços como esses sejam direcionados também para os bairros, realizando um resgate da convivência dos moradores em locais arborizados e aconchegantes, próximos de seus lares. Temos um diagrama com um mapeamento da cidade, sinalizando os bairros e os futuros parques que serão instalados lá. Vamos levar o crescimento para as comunidades e todos os desdobramentos aqui representados por seus respectivos gestores devem acompanhar essa premissa”, ratificou.
Para o líder da Câmara Municipal, Justino Malheiros, a reunião estratégica possui uma riqueza sem precedentes, uma vez que dita os próximos rumos a serem seguidos por Cuiabá. “É uma grandiosa satisfação ver o empenho e determinação que cada profissional aqui deu para este que não é um simples encontro, mas sim um marco decisivo para os anos que estão por vir. O prefeito está com seus horizontes bem delineados, planejando em conformidade com as atribuições que lhe compete, considerando pontualmente as brechas existentes na cidade que precisam ser preenchidas corretamente pelo poder público. Estou aqui para solidificar meu apoio à gestão, que não mede esforços para fazer com que a Capital testemunhe novos e promissores tempos”, concluiu.
O líder do prefeito, Lilo Pinheiro, também participou da reunião.