Governo / NOTA DE PESAR

23 de Abril de 2024 16h45

Prefeito Emanuel Pinheiro e primeira-dama Márcia Pinheiro lamentam o falecimento de Antonieta Ries Coelho, fundadora da primeira emissora de televisão em Cuiabá

ALESSANDRA MARQUES

reprodução

Arquivo

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, e a primeira-dama Márcia Pinheiro lamentam o falecimento, nesta terça-feira (23), da comunicadora Antonieta Ries Coelho, de 96 anos, em Campo Grande (MS). Antonieta foi a fundadora da primeira emissora de televisão em Cuiabá.

“Com toda certeza, a comunicação cuiabana perde uma grande personalidade, um ícone. Antonieta não só foi a fundadora da primeira televisão de Cuiabá, mas também incentivou e ensinou muitos profissionais que hoje fazem parte do audiovisual na capital. Aos familiares, amigos e àqueles que conviveram durante toda a nobre trajetória desta grande comunicadora, quero me solidarizar nesse momento de dor e pedir que Nosso Senhor conforte o coração de todos”, pontuou o prefeito Emanuel Pinheiro.

Nascida em 13/02/1928, no município de Coxim-MS, cresceu em uma família de seis filhos e passou sua primeira infância em Coxim, mudando-se para Cuiabá aos 7 anos de idade. Em Cuiabá, Antonieta estudou o primário na Escola Modelo Barão de Melgaço, hoje Palácio da Instrução, e o Ginásio, no Colégio Estadual, hoje Liceu Cuiabano “Maria de Arruda Muller”.

Conforme a jornalista e historiadora Neila Barreto, no artigo "Antonieta Ries Coelho: a pioneira da TV", em 1964, Antonieta recebeu um telefonema de Ueze Zahran pedindo-lhe que acompanhasse a documentação de um canal de televisão que o Grupo Zahran havia requerido para Campo Grande no então Conselho Nacional de Telecomunicações, pois na ocasião não existia o Ministério das Comunicações. Na oportunidade, indagou ao senhor Ueze se pretendia fazer também em Cuiabá, cidade que, certamente, entendia ela, tinha condições de manter um canal de TV. Como resposta, recebeu que faltava alguém em Cuiabá para dirigir os trabalhos necessários, mas que se ela aceitasse voltar para lá e vender uma cota de 1.500 aparelhos de TV, poderia requerer a TV para Cuiabá. Antonieta aceitou a proposta do empreendimento “televisão” tão importante para Cuiabá, a cidade do seu coração. Mesmo sem consultar a família, resolveu enfrentar um novo desafio, apesar de nada saber sobre televisão, mas confiante que seria capaz de vender a cota de televisores e administrar as construções necessárias.

As transmissões em caráter experimental começavam às 17 horas e finalizavam às 10 horas, envolvendo programação ao vivo, desenhos animados e orações. Em 13 de fevereiro de 1969, dia do aniversário de Antonieta, foi inaugurada oficialmente a TV Centro América – Canal 4 de Cuiabá, com muita festa, imagem ainda em preto e branco. Como já havia acontecido em Campo Grande, também em Cuiabá, a primeira pessoa a dar as boas-vindas aos telespectadores foi Antonieta, sendo sua primeira diretora.

Em 1970, após uma cooperação entre a EMBRATEL e técnicos americanos, foi realizada a primeira transmissão da TV Centro América a cores – a Copa do Mundo de Futebol da Alemanha. O fato envolveu grande esforço. Antonieta Ries Coelho continuou na direção da TV Centro América até julho de 1974, tendo conquistado o carinho e o crédito da população cuiabana.

Créditos: Neila Barreto