Notícias

/ ALINHAMENTO

15 de Outubro de 2019 18h21

Pinheiro e secretário de saúde reúnem-se com equipe técnica para projetar melhorias na pasta

ROBERTA PENHA

Roberta Penha

Arquivo

Comprovando que a saúde pública é a maior preocupação de sua gestão, o prefeito Emanuel Pinheiro despachou na manhã desta terça-feira (15) na Secretaria Municipal de Saúde. O secretário Luiz Antonio Pôssas de Carvalho aproveitou a ocasião para promover uma série de reuniões entre dirigentes dos diversos segmentos da SMS com o gestor, com o objetivo de traçar metas para melhorias em todas as áreas.

O diretor da Vigilância em Saúde, Benedito Oscar de Campos apresentou ao prefeito o excelente resultado que a Vigilância alcançou este ano com a diminuição de infestação do mosquito Aedes aegypti, causador de doenças como dengue, zika e chikungunya. Ao final da apresentação ele propôs a Emanuel a realização de uma reunião com o Comitê de Ação Preventiva contra o mosquito Aedes aegypti. “Queremos que todas as Secretarias do município participem desta reunião para que possamos traçar um plano de ação para mantermos essa redução. Com o início do período chuvoso precisamos redobrar a atenção, por isso precisamos decidir os próximos passos para que esses números não voltem a aumentar”, explicou Campos.

Outro setor que reuniu-se com o prefeito foi a Central de Regulação. A superintendente Luzinete Siqueira e a coordenadora Elaine Alves mostraram alguns dados de atendimentos de pacientes de todo o estado e apresentaram os maiores gargalos que a Regulação enfrenta. Também falaram sobre novas pactuações com hospitais parceiros e o que está sendo feito para a diminuição do tempo de espera na fila da Central.

O diretor de obras da SMS, Wellington Simões apresentou um cronograma de entregas de unidades de saúde para os próximos meses, que incluem revitalizações de unidades já existentes e inaugurações de unidades novas, que incluem PSFs e UPAs. 

Por último, Pinheiro recebeu o secretário adjunto de Assistência em Saúde, Luiz Gustavo Raboni Palma, com a equipe de diretoria da Atenção Básica e Secundária. Foi apresentada uma sugestão de um novo formato para a Atenção Básica, que resultará no desafogamento da Secundária, onde 70% dos atendimentos são de classificação verde, que poderiam ser resolvidos nos PSFs. Também foi discutida a implantação da Hora Estendida em mais uma unidade de saúde da Atenção Básica.

Para o secretário Pôssas essas reuniões passam a fazer parte da rotina da SMS rumo à virada de página da saúde de Cuiabá. “Hoje nos reunimos com toda a equipe da Atenção Básica e Secundária para avaliar os andamentos dos trabalhos, bem como as projeções que farão parte da realidade da saúde, com melhorias que verdadeiramente venham beneficiar e humanizar os atendimentos em saúde em todas as Atenções. O próximo passo será reunir com a Urgência e Emergência e a Atenção Terciária, dos quais fazem parte UPAs e Policlínicas, o hospital São Benedito e o HMC, que em breve será totalmente entregue à população”, disse Pôssas.

O prefeito saiu muito satisfeito com o resultado da reunião. “É uma gestão que está cada vez mais dinâmica, encontrando o rumo adequado para a humanização e para a transformação no SUS, consolidando um novo ciclo na saúde pública na capital do estado. Grandes ações estão sendo feitas, muitas unidades já foram completamente reformadas, inclusive várias delas com ampliação do gabinete odontológico e todas climatizadas, inclusive na recepção, garantindo o bem estar e comodidade aos trabalhadores e aos pacientes do SUS. Vamos continuar a sequência de entregas. Dia 22 vamos entregar a USF Itapajés/Santa Terezinha além de um grande cronograma que temos neste final de ano e até o ano que vem. E como marco deste novo momento, teremos em breve a entrega da UPA Verdão e a 6ª e última etapa do HMC, com a urgência e emergência funcionando plenamente. Também planejamos para o aniversário de 301 anos de Cuiabá a entrega da UPA Jardim Leblon. Isso tudo sem prejuízo das demais unidades básicas que estão sendo reformadas e outras que estão sendo construídas e serão entregues. É um desafio muito grande, mas com uma equipe comprometida, coesa e muito bem liderada por um secretário como o Luiz Antonio vamos conseguir atingir essas metas e garantir essa produtividade e esses resultados que confiamos a ele e a toda equipe.