Notícias

/ PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO

27 de Novembro de 2017 14h53

Pac Cidades Históricas atualização das ações realizadas em Cuiabá

ALESSANDRA BARBOSA

Tchélo Figueiredo

Arquivo

A secretaria de Cultura, Esporte e Turismo de Cuiabá e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional de Mato Grosso (IPHAN/MT) fazem um balanço sobre o andamento das obras de revitalização dos casarões e praças localizadas no Centro Histórico da Capital, por meio de recursos do “PAC Cidades Históricas”. O programa em Cuiabá possui investimentos no total de mais de R$ 10 milhões, a serem executados nas ações de reformas de praças e casarões.

Nas obras de requalificação arquitetônica do Pac Cidades Históricas os trabalhos designadas as praças e escadaria são: A Escadaria do “Beco Alto”, na Rua Pedro Celestino, e quatro praças do Centro Histórico: a praça Dr. Alberto Novis, na Rua Galdino Pimentel; praça Caetano de Albuquerque, na Rua Ricardo Franco; praça da Mandioca, na Rua Pedro Celestino; e Praça Senhor dos Passos e agora incluindo também a Praça do Rosário. Todas estão sob a responsabilidade de execução da secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, que assegurou que foram dadas as ordens de serviços para que até o final do mês as obras sejam iniciadas, seguindo um cronograma de realização.

Quanto aos Casarões do Centro Histórico a primeira obra a ser entregue nesta gestão, foi a Casa Barão. O próximo casarão a ser entregue será o Misc – Museu da Imagem e do Som, que deverá ser entregue ainda este mês.

A Casa de Bem Bem, foi licitada em convênio firmado, durante a gestão passada, entre a Secretaria e o IPHAN, que teve como vencedora da licitação a empresa X Nova Fronteira, no final de 2016. A ordem de serviço para início para as intervenções no local, foi expedida em abril deste ano, e os procedimentos para andamento das requalificações tiveram início logo em seguida, porém a empresa ganhadora da licitação teve suas medições recusadas pelo orgão, e sem sem o seu aval a prefeitura não pode realizar o pagamento dos serviços p da empresas. E por ser um patrimônio tombado a cada medição possui um rito da legislação federal que deve ser respeitado. O que só vem causando desgastes tão para a sociedade quanta para a edificação, que vem sofrendo perdas desde que se iniciou o periodo das chuvas. 

Na última visita técnica realizada no imóvel, com secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo, com a superitendencia do IPHAN, Construtora e da famíliares da propriedade, em busca dos encaminhamentos corretos para sanar quaisquer dificuldades. Ficou definido que as obras de reforma estarão sendo retomadas a partir desta semana.  A definição ocorreu após ajustes nos procedimentos administrativos, no convênio em comum acordo com a empresa responsável pela obra e com a intervenção da Procuradoria Geral do Município. "Nós da secretaria temos observado os prazos previstos no convênio e temos sistematicamente cobrado da empresa os procedimentos cabíveis para regular a execução da obra contratada", afirmou Vuolo.

A Casa 79 - Terá uma intervenção emergencial, realizada pela secretaria de Obras para evitar maiores danos à propriedade de terceiros. Após as intervenção será realizada uma nova licitação para reforma completa do local.

A Casa do Patrimônio – Onde funciona a sede do IPHAN fará a licitação local, tão logo o órgão se mude para o outro prédio cedido pela  prefeitura, onde funcionava a o antigo prédio que abrigava a assistência social do município e, assim poder começar a reforma da casa.  

A Casa Irmã Dulce, que está sob a responsabilidade integral do IPHAN.

As Casas Procon, Funai e 155 – Estão em fase de adequação do projeto.

Segue a baixo planinha orçamentária com suas observações, lembrando que os valores podem ser alterados devido as readequações nos projetos. 

 

                            Pac Cidades Históricas Cuiabá – MT

 

 

CASARÕES

Valor Contratado

 

Observações

Casa Barão de Melgaço

 

690.463,60

Entregue

 

Casarão do MISC

 

731.970,00

Previsão de entrega ainda em 2017

 

Casa de Bem Bem

 

2.150.648,25

Em andamento

 

Casa Irmã Dulce

 

-

Única ação do PAC licitada pelo IPHAN

 

Casa do Patrimônio

 

474.250,30

Sede do Iphan, aguardando transferência.

 

Casa 79

576.593,03

Será sede do Escritório de Gestão do Centro Histórico.

 

Casa 115

 

662.652,00

Será Creche - Em fase de adequação do projeto.

Casa Procon

664.470,00

Posto de Apoio da PM - Em fase de adequação do projeto.

 

Casa Funai

535.797,00

Museu do Índio - Em fase de adequação do projeto.

PRAÇAS

 

As obras das praças serão realizadas pela secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano. 

Praça Dr. Alberto Novis

 

202.408,97

 

Praça Caetano de Albuquerque

190.774,60

 

Praça da Mandioca

 

129.405,26

 

Praça Senhor dos Passos

149.867,87

 

Praça do Rosário

53.333,92

 

Escadaria do Beco Alto

202.100,60

 

+ A Restauração da Igreja Senhor dos Passos

115.000,00