Notícias

/ Ginásio da Lixeira

30 de Julho de 2014 10h43

Moradores aprovam restauração do Ginásio da Lixeira

EVELYN RIBEIRO

Michel Alvim

Arquivo

Após anos de espera, os moradores do bairro da Lixeira e Areão podem comemorar a realização da reforma do Complexo Esportivo “Gustavo Cid Nunes Cunha”, o Ginásio da Lixeira. As obras de revitalização começaram nesta quarta-feira (30), através do programa Ativação, desenvolvido pela Prefeitura de Cuiabá. 

Alguns dos moradores estiveram no local hoje para conferir o andamento dos trabalhos e elencaram os principais benefícios para a população local, que é de mais de 11 mil pessoas.

“O ginásio já está mudando muito. Receber esta restauração era um sonho antigo. Cansamos de ver placas anunciando a mudança e finalmente chegou a hora”, comentou o morador Renan Diego, 23. 

Morador da Lixeira antes mesmo da construção do ginásio, o aposentado Peri Rodrigues Duarte, 81, conta que há uma grande expectativa de que a obra seja concluída o mais rápido possível. “Vamos acompanhar de perto e o dia que ficar pronto vai ficar muito bonito”.

Francisco de Assis Gomes, 51, mora no bairro desde 1979 e avalia que a requalificação contribuirá para a prática esportiva em todas as idades. 

“Será bom tanto para os moradores da Lixeira, como para os de bairros vizinhos como o Areão. Já vi muita coisa boa e ruim acontecer aqui. Agora fica a torcida para que o espaço volte a ser usado para práticas esportivas, inclusive de projetos sociais”, afirmou. 

A presidente da Associação de Moradores, Gláucia de Souza, ressalta que o prefeito Mauro Mendes está cumprindo o prometido e haverá esforço da comunidade para que o ginásio seja preservado. 

“Desde a primeira conversa com o prefeito reafirmei a responsabilidade de manter o ginásio bem cuidado. É um trabalho em conjunto e a união faz a força. Não adianta o poder público agir, se não fizermos nossa parte e colaborar para a qualidade de vida de todos”, concluiu a presidente. 

O complexo estava abandonado e sem condições de uso há mais de 20 anos. O espaço chegou a ser ocupado por usuários de entorpecentes e desabrigados por um temporal, ocorrido em 2005, nos bairros São Mateus e Parque Geórgia.

Em 2009, a situação se repetiu quando moradores que habitavam irregularmente a Área de Preservação Permanente (APP), localizada na região do Praeirinho, deixaram o local e ocuparam o Ginásio.

Fundado na década de 70, o Ginásio será revitalizado pela primeira vez. A reforma compreende a recuperação da parte elétrica, hidrossanitária, substituição do alambrado, piso da quadra, implantação de pista de caminhada na área externa iluminação (interna e externa), academia de ginástica ao ar livre, parque infantil, quadra de areia, ampliação do estacionamento para motos e portadores de necessidades especiais, além do trabalho de jardinagem e paisagismo.