Mobilidade Urbana / Escola Transparente
10 de Novembro de 2015 09h05
Mais de 80% das unidades municipais de ensino já prestam contas
Das 148 unidades públicas de ensino da Capital, 121 instituições já tornaram todas as suas informações disponíveis para consulta no Projeto Escola Transparente. Lançada em agosto deste ano, a iniciativa visa tornar o acesso à gestão pública mais aberto, estimulando o controle social e garantindo a transparência nos gastos municipais do setor de educação da Prefeitura de Cuiabá.
Esta nova plataforma, inserida no Portal da Transparência, tem o objetivo de envolver mestres, gestores e pais na dinâmica do ensino público. Além de tornar livre o acesso a todo o demonstrativo de receitas e despesas das escolas públicas e CEMEIs, as unidades devem também publicar seu calendário escolar, seu plano politico-pedagógico, a estrutura pedagógica, suas normativas, conselhos e projetos existentes.
“Estamos dando um passo a frente de todas as capitais, com um projeto inovador que une o direito à informação e o controle social dos gastos públicos. Os pais se preocupam com a educação que seus filhos estão recebendo e por meio da Escola Transparente, eles podem acompanhar todos os passos da instituição que seu filho estuda. Através dessa ferramenta, eles são capazes de cobrar os coordenadores e a gestão em si, exigindo celeridade e eficácia do ensino público. É uma nova forma de gerir o município, torando o cidadão parte integrante do crescimento da cidade”, afirma Marcelo Bussiki, controlador-geral de Cuiabá.
A iniciativa, inédita em todo o país, atende também o Plano Estratégico da Prefeitura de Cuiabá em Fortalecer o Controle Social, estendendo para as coordenadorias educacionais uma experiência vivida em toda gestão pública por meio do Portal da Transparência, que exige a prestação de contas de cada pasta municipal para a consulta popular. Em se tratando da Escola Transparente, o portal atende a Lei nº 5.715/2013, que regulamenta o acesso à informação, disciplinando a transparência na aplicação de recursos públicos destinados à educação.
“Envolver a população nesse processo mostra o tamanho do poder que ela tem na tomada de decisões. Nada feito pelo município deve ser escondido, principalmente quando se trata de educação. Queremos envolver as comunidades, os pais e seus filhos, para que eles assumam o papel de fiscais e certifiquem-se de que as nossas escolas estão cumprindo com o compromisso de garantir um ensino de qualidade com muita organização”, conta Bussiki.
As unidades de ensino que publicarem em tempo real suas respectivas prestações de contas no portal, receberão o selo “Escola Transparente”, criado pela Prefeitura de Cuiabá.