Notícias

Educação / FORMAÇÃO CONTINUADA

08 de Setembro de 2025 15h00

Indicadores de aprendizagem na pré-escola são debatidos por professores de Cuiabá

Rafael Costa

Erlan Aquino

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá deu início nesta segunda-feira (8) a um novo ciclo de formação continuada de coordenadores pedagógicos e professores das escolas públicas. No período da tarde, houve a participação de 100 coordenadores pedagógicos com o tema “Potencializando a compreensão da importância dos indicadores de aprendizagem das crianças”. O evento ocorreu no auditório do Sebrae, no Goiabeiras Shopping, localizado no bairro Duque de Caxias.

A ideia é qualificar professores e coordenadores pedagógicos que lidam diariamente com crianças de 0 a 5 anos para desenvolver uma melhor abordagem no processo de desenvolvimento da aprendizagem.
“A finalidade deste evento é trabalhar a progressão do desenvolvimento da criança, formas de fazer uma sondagem respeitando o processo da infância, como adquire o aprendizado dentro das faixas etárias da pré-escola”.

O evento prosseguirá no Hotel Fazenda Mato Grosso a partir desta terça-feira (9), para professores de toda a rede municipal.

Uso pedagógico

Indicadores de aprendizagem são métricas que medem o progresso e o desempenho dos estudantes, avaliando a eficiência de práticas pedagógicas e o impacto de políticas educacionais.

Eles se apoiam em abordagens contínuas de avaliação e monitoramento, que incluem a análise de resultados em avaliações externas – Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) – e o fluxo escolar (aprovação e reprovação), além de fatores comportamentais, como frequência e participação.

O objetivo é identificar lacunas, orientar a alocação de recursos e garantir um ensino de qualidade e equitativo.

#PraCegoVer

A foto ilustra um ambiente de auditório com professores sentados em cadeiras individuais, prestando atenção em uma palestra.