Educação / PROJETO

27 de Março de 2024 15h44

Estudantes e profissionais da educação se unem para sensibilizar a comunidade sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti

MARIA BARBANT

Davi Valle

Arquivo

Mais de 58 mil estudantes atendidos nas 170 unidades educacionais de Cuiabá, profissionais da educação e pais estarão mobilizados no Projeto “Quintal Legal’: Xô Prá Lá Mosquito, de combate ao Aedes Aegypt. A ação foi lançada na tarde desta terça-feira (26), no Centro de Formação da Escola Cuiabana (CFEC) com a presença da secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado, do secretário Municipal de Saúde, Deiver Teixeira, do coordenador Especial de Rede de Vigilância em Saúde, Benedito Oscar Campos, diretores escolares e profissionais da educação e da saúde.

A ação da Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Unidade de Vigilância em Zoonoses tem como objetivo envolver os estudantes por meio de palestras ministradas pela equipe do Centro de Controle e Zoonoses e atividades a serem realizadas em sala de aula sobre o tema do projeto.

Durante o lançamento do Projeto “Quintal Legal”, a secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado disse que a expectativa é mobilizar 100% das Unidades Educacionais urbanas e do campo e, por meio das crianças, sensibilizar a comunidade em geral. “Todos os estudantes atendidos na rede pública participarão das atividades de acordo com a etapa de ensino e com o envolvimento da comunidade escolar. Nosso objetivo é por meio das crianças levar as informações às comunidades”, destacou Edilene Machado.

O secretário Municipal de Saúde, Deiver Teixeira agradeceu o envolvimento da Secretaria Municipal de Educação nas ações de combate ao mosquito. “Há uma preocupação de toda a rede pública municipal em trabalhar junto aos estudantes. Essa é uma ação louvável porque de forma conjunta poderemos avançar e cuidar melhor do nosso povo”, disse Deiver Teixeira.

Após o lançamento os diretores participaram de uma palestra de sensibilização sobre as doenças arboviroses (dengue, Zika e Chikungunya) e os cuidados para combater os focos do mosquito. A palestra foi ministrada pela coordenadora técnica do Centro de Controle de Zoonoses, Alessandra da Costa Carvalho.

Na próxima etapa as unidades educacionais farão um Dia D com ações envolvendo a comunidade escolar.

Na terceira etapa serão desenvolvidas atividades em sala de aula, confecção de cartilhas e os estudantes realizarão checklist em suas residências.

Na quarta etapa das ações haverá sorteio e a confirmação do cheklist realizado pela equipe de agentes de combate às endemias – ACEs, nas residências dos estudantes e, fechando a ação a premiação, por categoria, dos estudantes.