Notícias

/ Ciclofaixa

20 de Fevereiro de 2018 11h44

Estreitamento de pista causa interrupção temporária de ciclofaixa

Por conta das obras em andamento na Trincheira Santa Rosa, localizada na avenida Miguel Sutil, que ocasionaram a necessidade de estreitamento da pista e as interdições na parte interna da trincheira, a Semob precisou suspender nas últimas semanas a faixa de rolamento voltada aos ciclistas, isso porque a pista apresentava risco aos usuários, já que no local não havia a possibilidade de demarcação, podendo assim ocasionar acidentes.

“Com o fechamento do mergulho da Trincheira Santa Rosa, deixando apenas a marginal, houve um pequeno afunilamento no trecho. Percebemos que ficou perigoso, então a Semob solicitou a empresa responsável pela obra a liberação desse estreitamento da marginal, para garantir a segurança dos ciclistas”, conta o diretor de Trânsito, Michell Diniz.

Quem anda de bicicleta durante a semana em Cuiabá conta as ciclovias distribuídos pelas avenidas das Torres, Tatsumi Koga, no Pedra 90 e a Enéas Cardoso Filho, no CPA III. Já aos domingos, os adeptos do esporte contam também com a ciclofaixa, na avenida Miguel Sutil.

Inaugurada em 8 de abril de 2015, tem um caráter de lazer, possui 6,5 km e funciona das 7h às 17h, ligando dois grandes centros de lazer utilizados pela população, a Arena Pantanal e o Parque Mãe Bonifácia. Ela tem início na Rua Ranulfo Paes de Barros, no bairro Cidade Alta, e segue pelas Avenidas Agrícola Paes de Barros e Miguel Sutil até o Parque.

 

A ciclofaixa já existe em outras cidades do país e funcionam nos finais de semana e feriados, quando o fluxo de veículos não é intenso. Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) é a responsável pela administração da faixa e agentes de trânsito sinalizam toda a extensão através de cones que ao final do dia são retirados.

 

Por conta da obra da Trincheira Santa Rosa, localizada na avenida Miguel Sutil, com a estreitamento de pista e as interdições da parte interna da trincheira, a Semob precisou suspender nas últimas semanas a faixa de rolamento voltada aos ciclistas, isso porque a pista apresentava risco aos usuários, no local não havia a possibilidade de demarcação, podendo assim ocasionar acidentes.

 

“Com o fechamento do mergulho da Trincheira Santa Rosa, deixando apenas a marginal, houve um pequeno afunilamento no trecho, percebemos que ficou perigoso, então a Semob solicitou a empresa responsável pela obra a liberação desse estreitamento da marginal, para garantir a segurança dos ciclistas”, conta o Diretor de Trânsito, Michell Diniz.

 

Conforme o Diretor, a ciclovia faz parte do projeto de segurança de mobilidade urbana e busca incentivar a prática de exercício e que o a população continue usando a ciclofaixa. A equipe de engenharia da Semob está analisando o trajeto para adequar a separação de pista, que passará por revitalização de sinalização para ser reaberto.

 

A obra - Com 520 metros de extensão e investimento de R$ 23,53 milhões a Trincheira Santa Rosa teve sua construção iniciada em março de 2012, visando ser entregue em 2014, para a Copa do Mundo e atualmente está recebendo os trabalhos de finalização da estrutura.

 

As obras de conclusão da trincheira começaram em setembro e, desde o início de novembro, a estrutura conta com interdição parcial na parte de baixo (mergulho) para garantir a colocação do escoramento metálico que dará suporte para a construção das lajes, que possibilitará a implantação de acessibilidade (passarelas de pedestres) e paisagismo no local.

 

 

A obra contempla reparo nas paredes da trincheira, pavimentação e trabalhos complementares de acessibilidade e sinalização, que vão melhorar a trafegabilidade de pedestres e veículos. Entre os itens de acessibilidade previstos estão a instalação de faixa de pedestre, rampa para cadeirante, piso tátil e plataforma elevada. Também serão instaladas as sinalizações vertical e horizontal.