Notícias

/ SOCIEDADE CIVIL

03 de Agosto de 2017 16h44

Emanuel dialoga com lideranças do Rotary Distrito 4440 prospectando a Cuiabá dos 300 Anos

ALESSANDRA BARBOSA

Marcos Vergueiro

Arquivo

O prefeito Emanuel Pinheiro recebeu nesta quarta-feira, 02, no Salão Nobre do Palácio Alencastro, representantes do Rotary Club Distrito 4440, para firmarem parceria entre a entidade e o município, sugerindo ações para a Cuiabá dos 300 Anos. Cerca 40 pessoas, representantes dos 7 Club’s de Rotarys de Cuiabá, da Casa da Amizade Rotariana e do Rotary Club de Várzea Grande, retribuindo ao convite realizado, anteriormente, pelo prefeito.

O encontro organizado pelo diretor de Proteção e Defesa Civil de Cuiabá Paulo Wolkmer, que também faz parte da entidade, reuniu os principais líderes rotarianos, inclusive o seu mais antigo associado, o senhor Vicente Herculano que abriu o diálogo dando boas vindas a todos e reiterando o desejo da organização em apoio à gestão. “O que queremos aqui é fazer um emparelhamento da prefeitura municipal de Cuiabá, com o Rotary Club Internacional. E temos certeza que podemos contribuir para uma cidade melhor e almejada por todos nós, diante de uma data tão simbólica, como essa,” disse Herculano. O Rotary Club é uma entidade centenária internacional de profissionais e pessoas de negócios, líderes em suas áreas de atuação, que prestam serviços humanitários, ajudado a estabelecer a paz e a boa vontade pelo mundo. Em Cuiabá, a organização tem atuado há 76 anos.

O prefeito ouviu atentamente os lideres dos club’s rotarianos, que pontuaram um a um suas metas e demandas, que irão reforçar a programação dos 300 Anos, em parceria do município. São eles: Rotary Club de Cuiabá, comandado presidente Arquimedes Pereira Lima Neto deverá plantar 200 mil árvores, contando com a força voluntária da entidade.

Rotary Club CPA comandado pelo presidente Ricardo Reis propôs a reintegração do apoio do município na festa do Dia das Crianças, que eles realizam no ginásio Verdinho para 6 mil crianças, na criação do Festival das Nações, e a manutenção do Banco de Cadeiras de Rodas.

Rotary Club Porto comandado pelo presidente Fabio Brito quer contribuir com o projeto voltado ao Ciclismo, com outro de combate a Hepatite e ainda informar que foi criada uma comissão para organizar os 50 Anos do Rotary Club Porto, em 2019, junto às comemorações dos 300 Anos.

Rotary Club Bandeirantes sob o comando da presidente Gisela Simona revelou que a sua associação realiza importantes projetos sociais, como o “Tecendo Saberes” que ensinam pessoas a fazer tapetes com material reaproveitado, para que eles possam ter uma renda; O outro é o “Fio de Amor”, que são a confecção de perucas para pessoas vitimas de câncer, auxiliando na recuperação da autoestima; E o último é um projeto publicitário, que será veiculado no Dia Internacional de Combate à Violência Doméstica, lembrado no dia 10 de Outubro, no qual a presidente convidou o prefeito e seus secretários para participarem da campanha.

Rotary Club Tarumã presidido por Dalva Granja veio com a proposta de oferecer 100 caixas para trabalhar a coleta de mel; A outra proposta é o “Preparando o Amanhã”, que consiste em ensinar crianças carentes a tocar flauta doce; E a última proposta é o programa “Amor Exigente” que ajuda a transformar a vida dos dependentes de drogas, todos com uma única contrapartida em comum, que é o espaço físico, para que sejam desenvolvidas essas propostas.

Rotary Club Cidade Verde realiza um trabalho de alfabetização infantil e precisa de uma reforma no centro comunitário para agregar mais alunos.

Rotary Club Várzea Grande sugeriu uma parceria para a educação para o trânsito, para ser realizado entre as cidades irmãs. Encerrando com as solicitações a presidente da Casa da Amizade Márcia Martins, que já vem realizando um trabalho à frente do Abrigo Bom Jesus de Cuiabá, com a realização da horta, do café da manhã e entrega de fraldas descartáveis para os residentes.

Antes de qualquer pronunciamento, Emanuel, acompanhado do secretário dos 300 Anos, Junior Leite expuseram aos presentes, o projeto integral das ações e projetos da nova pasta, muitos deles vindo de encontro ao desejo dos rotarianos. “Primeiramente quero agradecer a toda família rotariana presente. Tenho muito orgulho de estar me dirigindo a vocês, confesso que não imaginava essa presença maciça. O que muito me orgulha como prefeito. Por que o que seria de Cuiabá e do mundo sem o Rotary, sempre com o lema de pregar a paz e a boa vontade, sendo uma das instituições de maior respeito e credibilidade, com homens e mulheres voluntários fazendo a diferença, e isto, também, é uma característica do povo cuiabano”, declarou Emanuel.

Da mesma forma que ele ofereceu a fala para cada líder rotariano colocar suas demandas, o gestor respondeu todas de forma integral reforçando e designando a cada pasta o atendimento imediato aos projetos, programas, apoio e parcerias do município garantindo a realização de todos, incorporando-os as comemorações dos 300 Anos.

Em tempo, o gestor referenciou grandes nomes da história cuiabana, pela sua capacidade intelectual, como Júlio Muller, Marechal Candido Rondon a Dante de Oliveira com o intuito de elevar a autoestima dos cuiabanos e fortalecer o seu desejo de colocar a capital tricentenária, no patamar de uma das melhores cidades do país.