Esportes e Lazer / Encerramento
10 de Fevereiro de 2016 16h37
Desfiles carnavalescos ditam samba no pé de 20 mil pessoas na Avenida Mato Grosso
O último dia do carnaval municipal foi regado por muita tradição, samba no pé e melodias cativantes, que divertiram cerca de 20 mil pessoas madrugada adentro, nesta terça-feira (09) na Avenida Mato Grosso. Ao som de seis blocos carnavalescos e uma escola de samba, a Prefeitura de Cuiabá encerrou o Carnaval 2016 com chave de ouro, atraindo famílias, crianças de diversas idades e grupos de amigos para aquela que foi considerada uma das melhores festas tradicionais da Capital pelos presentes.
Os desfiles carnavalescos refletiram o ritmo dos cinco dias de festa, marcados pela presença massiva das famílias. De acordo com o secretário municipal de Cultura, Esporte e Turismo, Alberto Machado, a Prefeitura encerra o ciclo de festividades carnavalescas com um saldo extremamente positivo, reforçando a festa como parte fundamental do calendário anual de Cuiabá.
“Investimos em todos os âmbitos para garantir um carnaval seguro e tranquilo para todos. Com o apoio da Polícia Militar e da nossa grande equipe, pudemos oferecer um carnaval confortável e aconchegante para as famílias. Certamente encerramos esta semana de festas com a sensação gratificante de ter oferecido para as comunidades de todos os cantos da cidade um evento alegre e pleno de diversão. Avós, pais, filhos e netos marcaram presença na Praça da Mandioca e nas arquibancadas durante os desfiles”, afirmou.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, Seneri Paludo, o ambiente familiar presente nos desfiles carnavalescos é reflexo de uma festa totalmente pensada para atrair a todos de forma segura. Segundo o gestor, que estava acompanhado de sua esposa e seus filhos de um e seis anos, a Prefeitura criou uma nova tradição trazendo o carnaval para a Praça da Mandioca.
“Trouxe a minha família para prestigiar o evento e curtir a beleza desta festa impressa nas fantasias, arranjos, samba e alegria dos blocos carnavalescos e da escola Império de Casa Nova. Meus filhos se encantaram com todos os detalhes e estamos muito contentes por ver que o poder público municipal se entregou plenamente para certificar um evento com muita paz e animação”, disse.
Na avenida, os desfiles atraíram todos os tipos de público, que ditaram o samba no pé dos presentes com sambas-enredos que exaltavam as riquezas locais, a cultura e as comunidades ribeirinhas, o espírito carnavalesco e a beleza feminina de corpo e alma. Dentre os grupos que esbanjaram talento e alegria ao longo de uma hora de desfile, um dos destaques foi o bloco recém-formado VaIdade. Composto majoritariamente por servidores aposentados do Tribunal de Contas do Estado, o bloco estreou no carnaval municipal trazendo idosos que encantaram as arquibancadas com sua disposição, alegria e gingado.
Para Sirlene Gomes Pessoa, presidente do Bloco VaIdade, a experiência de participar desta festa é enriquecedora e traz um renovo para a vida de tantos profissionais aposentados que antes do nascimento do grupo se encontravam em situações emocionalmente difíceis. “Muitas dessas pessoas agora retomam suas atividades, se divertem e voltam a se tornar ativas aonde quer que estejam. O ‘VaIdade’ une famílias, traz filhos e netos na companhia de seus entes queridos para dentro da avenida, onde todos sambam e se alegram sem qualquer pressão. O bloco simboliza uma continuidade nas vidas de cada um desses aposentados”, revelou.
As famílias presentes nos desfiles aprovaram as diversas temáticas abordadas pelos grupos carnavalescos. Dentre aqueles que curtiram a festa ao longo da noite, estavam Floripes e Cleonice dos Santos, que levaram suas três filhas e seu neto para curtir os últimos momentos do carnaval.
“Esta é a primeira noite que viemos e já aprovamos muito. A festa está linda, os desfiles capricharam na produção e criaram canções que em pouco tempo cantamos como se fossem sambas antigos. É muito bom saber que podemos trazer nossa família para aproveitar esse momento”, falou Cleonice.
Para Fernanda dos Santos, uma das filhas de Floripes e Cleonice, “a Prefeitura está de parabéns. Não esperávamos encontrar uma festa tão grande a ponto de não encontramos lugares nas arquibancadas. Confesso que senti falta de mais espaços, mas também entendo que isso é reflexo do crescimento vertiginoso no carnaval da Praça da Mandioca”, concluiu.
Saldo final
Além de ser marcado pela grande presença das famílias ao longo dos cinco dias de festa, o Carnaval 2016 superou as expectativas em número de pessoas. Segundo a Polícia Militar, cerca de 12 mil festeiros compareceram nos três primeiros dias, sendo que a segunda-feira (08) contou com 15 mil presentes. Já na terça-feira, a Praça da Mandioca reuniu 10 mil munícipes, totalizando 30 mil ao lado dos 20 mil que foram apenas para prestigiar os desfiles na Av. Mato Grosso. Estes dados foram fornecidos pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo.
Para o Rei Momo e para a Rainha do Carnaval, Jonni Almeida da Cruz e Paola de Moraes, encerrar as comemorações carnavalescas possui um gostinho agridoce, mas saboroso. “É triste ter que dizer adeus. Foram dias tão intensos e divertidos que já não nos imaginamos sem eles. Mas estou contente por poder fazer parte deste evento tão celebrado em todo o país. Trouxemos animação, alegria e muito samba e isso é recompensador”, falou Jonni.
Segundo Paola, o Carnaval 2016 foi a realização de um sonho pessoal, que pôde ser compartilhado ao lado de toda a população cuiabana. “Estou lutando por essa faixa de rainha há três anos e desta vez pude celebrar essa vitória. É muito emocionante estar aqui, o samba e o carnaval estão no meu sangue. Desfilo desde os sete anos de idade e sambar na avenida, levando alegria e representando nossa Capital é revigorante, uma linda forma de encerrar as festividades”, contou.
Para conferir as fotos de todos os defiles carnavalescos, clique aqui.