Notícias

/ MINA AVENIDA ASFALTADA

09 de Outubro de 2017 17h31

Corredor comercial da Carmindo de Campo programa de revitalização de calçadass vai receber

ADÃO DE OLIVEIRA

Vicente Aquino

Arquivo

O prefeito Emanuel Pinheiro se reuniu nesta segunda-feira (09), com empresários do corredor comercial da Avenida Carmindo de Campos, comunitários, vereadores da região e empresários do ramo de materiais de construção civil, Clube de Dirigentes Lojistas de Cuiabá(CDL), além do conselho de segurança comunitária da região, e o secretário de meio ambiente de Cuiabá, oportunidade em que conheceu ao lado do vice-prefeito de Cuiabá Niuan Ribeiro, projeto de revitalização das calçadas da região. A Avenida Carmindo de Campos tem 4,5 km de extensão, tem o  quarto maior corredor comercial de Cuiabá, com 367 empresas, gera 2.800 empregos diretos, além de outros milhares indiretos, concentra duas universidades, tem um corredor comercial de bares restaurantes exclusivo, e está ligada a região histórica de Cuiabá, que é o Antigo Terceiro. “É um dos mais tradicionais corredores comerciais da capital, são pessoas que contribui com a nossa Cuiabá comprometidas com o nosso crescimento, por isso estamos aplaudindo a  proposta desse setor que mais uma vez colabora com o crescimento”, destacou o prefeito ao ouvir dos lojistas, de como poderá ser o projeto “Minha Avenida com Calçada”, que consiste numa proposta de adequação de calçadas no eixo comercial local. Para o prefeito, com a proposta dos empresários em promover a calçada, os lojistas estarão colaborando com uma Cuiabá mais sustentável, do ponto de vista de trazer mais a arborização e acessibilidade da avenida. O prefeito ainda lembrou aos empresários, que a prefeitura tem um programa de construção de  calçadas em Cuiabá, “Minha Rua Com Calçada”, o que vem perfeitamente de encontro a proposta dos comerciantes. “O nosso secretário de meio ambiente está aqui, e já determinei, que juntamente com o vice-prefeito Niuan se faça estudos, com a participação dos empresários, de forma contemplar os dois projetos pelo corredor Carmindo de Campos”, também disse o prefeito que enfatizou a eficácia do projeto.

 

Segundo o presidente da Associação Comercial da Carmindo de Campos (ACC), José Augusto da Cunha, o grande problema da região, é a acessibilidade que está desorganizada no local, o que piora com outro fator;  o pesado trânsito na Carmindo de Campos. “Se não organizarmos esse espaço nós vamos perder campo de trabalho, e muitos clientes”, disse o presidente, salientando que tudo precisa ser reorganizado. Ele exemplificou que no corredor comercial, algumas empresas tem menos espaço de estacionamentos, outras mais em frente a sua loja. “Lá está assim, a pessoa vai a um estabelecimento  comercial, e se vê obrigado a estacionar em outro espaço, o que irrita o lojista”, ainda disse o dirigente comercial. Destacou também o presidente da associação, que reorganizando o espaço de estacionamentos das calçadas, também se estará viabilizando a acessibilidade e mobilidade de seus moradores das pessoas, já que concentra 40 bairros do seu entorno. “ Agora vamos fazer uma adequação do nosso projeto com o projeto da prefeitura, de forma resolver o problema”, disse o lojista, elogiando a disposição do prefeito Emanuel Pinheiro, que determinou a adequação das duas propostas.

 

A proposta do projeto “Minha Rua com Calçada”, é de promover um trânsito humanizado, que garanta a mobilidade e segurança não apenas para condutores de veículos, mas também para os milhares de pedestres da Capital. O programa já teve inicio, e pretende não só a construção, como também recuperação de passeios públicos. O Bairro Três Barras, foi o escolhido como ponto de partida do programa, a localidade já recebeu a construção de aproximadamente 6.000 metros de calçadas e mais 1.500 metros de meio-fio, sempre contando com rampas de acessibilidade. O  prefeito destacou que nas gestão anteriores, se tentou viabilizar o projeto de calçadas na Carmindo de Campos, mas que agora a sua  gestão humanizada retoma o plano, e em parceria com o empresariado. “Vamos  primeiro fazer um planejamento e estudo técnico para resolver o problema, não só a calçada, mas o estacionamento, acessibilidade e arborização”, encerrou  o prefeito, destacando o interesse dos lojistas em  melhorar Cuiabá cada vez