Notícias

Mobilidade Urbana / Gestão transparente

10 de Setembro de 2015 17h30

“Controladoria em Foco 2015” auxilia secretarias na execução orçamentária e controle interno

RAFAELA GOMES CAETANO

Tchélo Figueiredo

Arquivo

Aperfeiçoar a gestão administrativa do município, auxiliando as pastas e órgãos na execução de seus orçamentos é um dos grandes objetivos da terceira edição do projeto “Controladoria em Foco”, que teve início nesta quinta-feira (10). A iniciativa, vigente desde o início da gestão atual, age de forma preventiva, blindando o setor público de eventuais problemas e irregularidades que possam acontecer nas unidades.

“Nosso propósito é aproximar a Controladoria Geral do Município (CGM) das secretarias, as apoiando na execução de orçamentos e controle interno para que caminhemos corretamente, sem furos e erros na gestão pública. Nossa forma de atuação visa romper com o estigma de que o órgão age com o papel de ‘dedurar’ as pastas e suas falhas”, afirma Marcelo Bussiki, controlador-geral de Cuiabá.

A proposta do projeto “Controladoria em Foco” consiste em possibilitar uma ampla discussão sobre temas relevantes nas áreas de auditoria, transparência e controle interno, refletindo diretamente na melhoria das atividades profissionais exercidas pelos agentes públicos. Além da divulgação de normas, rotinas e procedimentos internos, o projeto age com visitas “in loco” da CGM, a fim de orientar os órgãos e entidades do Poder Executivo da capital sobre fiscalização e acompanhamento de contratos, transparência pública, etc.

“O controle interno é o braço direito do prefeito Mauro Mendes e nosso objetivo é manter a Prefeitura de Cuiabá, nossa casa, em ordem e funcionando adequadamente, para que não enfrentemos problemas com o controle externo do Tribunal de Contas do Estado”, diz Priscila Ventura, auditora pública interna e diretora de Transparência Pública.

Uma das formas de assegurar a eficiência aos processos e credibilidade do trabalho executado pelas unidades públicas se dá através das instruções normativas. Segundo a auditora pública responsável por esse setor, Luana Kahara, “ela age com fins organizacionais e visam romper com a morosidade do serviço público. Uma maneira de executar essa modalidade pode ser, por exemplo, estabelecendo o controle da entrada e saída de veículos da pasta, determinando horários específicos de circulação, a fim de controlar não apenas a quilometragem rodada, como combustível e uso adequado”, conclui.

As visitas “in loco” já começaram nesta quinta na Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e a previsão é que em dois meses e meio o trabalho do projeto seja encerrado em todas as pastas.

A equipe do “Controladoria em Foco 2015” é formada por cinco auditores públicos e uma ouvidora, que tratarão os seguintes temas com as pastas e órgãos municipais: Instruções Normativas; Orientações e Recomendações Técnicas, Informativos, Alertas e Boletins CGM; Fiscalização e Acompanhamento de Contratos; Transparência Pública e Novo Portal da Transparência; Auditorias Internas, Atendimento ao Controle Externo – Malote digital, Aplic e Geo-Obras, Recomendações e Determinações TCE/MT; Ouvidoria.