/ ÓRGÃO DE CONTROLE
09 de Junho de 2020 18h52
Conselho de Saúde de Cuiabá encaminhará pedido de lockdown a prefeito
O Conselho Municipal de Saúde de Cuiabá – CMS encaminhará documento com recomendação de lockdown ao prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro. A deliberação aconteceu durante a 1ª reunião extraordinária por videoconferência do órgão regulador, ocorrida na tarde desta terça-feira (09) e objetivo que o “fechamento total” das atividades não essenciais aconteça pelo ao menos de 10 a 15/06 - dias que antecedem a véspera e o pós-feriado de Corpus Christi.
De acordo com o vice-presidente do CMS, Júlio Garcia a ação dos conselheiros considerou, dentre outros fatores, a vistoria de ocupação dos leitos de UTI destinados à Covid-19 nos Hospitais Municipais de Referência (antigo PS) e São Benedito, a crescente dos casos positivados, e número de óbitos.
“A recomendação levou em conta os números do Coronavírus no Estado que já ultrapassou os quatro mil positivos uma vez que a Cuiabá acolhe mais de 50% desses pacientes em qualquer cenário, os mais de dois mil contaminados da própria Capital, as centenas de pessoas que vieram a óbito e principalmente os leitos de UTI que já estão entrando em suas capacidades máximas”, explicou Garcia.
Para a conselheira Leila Maria Boabaid, além de ajudar na redução de contaminados, o proposta oportunizará mais tempo para que o município se prepare para enfrentar esse momento em que a curva está em plena ascensão.
“Acho que temos sim que recomendar o lockdown até porque estamos embasadas pelas pesquisas da Universidade Federal de MT que é uma instituição séria e está focada em contribuir com o município nos trabalhos de enfrentamento contra a pandemia. Além disso, esse período vai permitir fôlego para a atual administração para se organizar ainda mais para enfrentar essa crescente que já se apresenta em todos os boletins epidemiológicos”, reforçou Boabaid.
Além da sugestão de fechamento total, a videoconferência do Conselho de Saúde também debateu as ocupações das UTIs do Hospital Estadual Santa Casa e Metropolitano, testagem em massa para servidores e garantia de continuidade de equipamentos de proteção dos mesmos.
Além dos citados, participou da reunião a secretária executiva do Conselho, Janaina Penha, e os conselheiros Wille Calazans, Claudinei Vailant, Daniela Amaral, Francine Simões, Francisca Batista, Hildeberto França, Sirbene Nunes e Priscila Claro.