Notícias

Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão / POLÍTICAS PÚBLICAS

28 de Novembro de 2019 10h00

Conferência discute direitos da pessoa com deficiência em Cuiabá

CAROLINA MIRANDA

Vicente Aquino

Arquivo

Os direitos das pessoas com deficiência de Cuiabá foram discutidos durante a 4ª Conferência Municipal, na quarta-feira (27). Sob o tema “Sem barreiras- Um caminho à inclusão social, à acessibilidade e à cidadania”, o evento foi organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD) em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (Smasdh).

Realizada no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a conferência trabalhou atividades direcionadas tanto às pessoas com deficiência, quanto aos profissionais e entidades que trabalham com este público. O objetivo foi analisar, propor e deliberar, com base na avaliação local, as metas para a implantação das políticas públicas voltadas a esta população no município.

Além disso, na ocasião foram eleitos os delegados que irão representar a Capital na 4ª Conferência Estadual. “Encontros como este servem como ferramentas estratégicas para a efetivação das políticas públicas nos espaços sociais, promovendo mudanças e melhorias necessárias à inclusão de pessoas com deficiência com dignidade”, avaliou a presidente do Conselho, Priscila Rosa da Silva Neves.

Os grupos de trabalho foram divididos em quatro eixos: 1- Não há controle social em participação social; 2- Direitos e Acessibilidade; 3 – A avaliação biopsicossocial para operacionalização das políticas públicas para pessoa com deficiência e formas de acesso ao BPC no INSS; 4- O acesso da pessoa com deficiência é efetivo em Cuiabá?

“Qualidade de vida pode significar várias coisas. Porém, para nós, tem um significado a mais: planejar a prevenção. Se temos qualidade de vida, significa termos acesso a gama de recursos que nos permite cuidar de nossos corpos limitados de forma autônoma e particular, tal qual a senhora que vai ao salão de beleza cuidar de seus cabelos", destacou o secretário municipal de Assistência Social, Wilton Coelho.