Notícias

/ ECONOMIA

20 de Outubro de 2017 16h55

A Vila Cuiabana, na Orla do Porto é o endereço do artesanato da Capital

ALESSANDRA BARBOSA

Luiz Alves

Arquivo

A Prefeitura de Cuiabá, por meio das secretarias de Cultura, Esporte e Turismo e da Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico tem se empenhado para oferecer atrativos turísticos e de lazer para a população cuiabana. Uma delas foi manter a realização das Feiras de Artesanatos na Capital mantendo como ponto fixo a “Vila Cuiabana”, na Orla do Porto, durante os finais de semana.

A Orla do Porto tem se destacado como grande espaço de lazer para a população cuiabana e para os turistas, com eventos, restaurantes e uma infinidade de produtos de artesanato na Vila Cuiabana, de quinta a domingo. A proposta é tornar o lugar como uma vitrine do artesanato cuiabano.

A feira traz uma variedade de produtos regionais que vão desde uma lembrancinha a utilidades domésticas em patchwork, tapetes, doces, sabonetes, chinelos, decorações em madeira, marchetarias, brinquedos pedagógicos, bonecas de pano, arcos, tiaras. Tudo isso em um espaço que retrata parte da história de Cuiabá, representados casarões antigos, torno-o ainda mais atrativo aos turistas.

As duas pastas, em conjunto com as associações de artesãos, vem buscando melhorias para atender essa classe trabalhadora. E a primeira ação foi ceder o espaço para que eles se fixassem no local aos finais de semana. O próximo passo será dar a oportunidade para que os produtores saiam da ilegalidade e se tornem micros empreendedores individuais. E em seguida, poder oferecer outros espaços públicos da cidade, tornando-as itinerante.

 

“O que estamos fazendo é oferecendo um espaço seguro e atrativo para comércio deles, para a população e para os turistas. E assim, gerar emprego e renda para nossa cidade. Além de tornar a Orla do Porto um lugar completo, que favorece as artes, a cultura regional, a gastronomia, e o lazer para todas as idades”, frisou Vinicius Hugueney secretário de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico.  

O horário de funcionamento da feira é das 15h as 22h.