Saúde / SUGESTÃO DE PAUTA

26 de Abril de 2024 16h10

1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde começa na segunda-feira (29), no Hotel Fazenda

ROBERTA PENHA

Davi Valle

Arquivo

O Conselho Municipal de Saúde – CMS realiza, nos dias 29 e 30 de abril a 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. O evento, que terá como tema central “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer”, vai acontecer no Hotel Fazenda Mato Grosso.

Segundo o vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Julio Garcia, as conferências são espaços democráticos, que possibilitam a discussão dos diversos interesses de grupos sociais envolvidos, de onde emerge a vontade política que deve influenciar a agenda pública em todos os níveis. Ele comentou que a Conferência terá abrangência municipal, por meio de processo ascendente, convocada pela RESOLUÇÃO Nº. 08/2024/CMS, de 05 de Março de 2024. “Este evento  tem como objetivo avançar  na prática de avaliação e proposição de diretrizes para a Política Municipal de Saúde com a participação e o controle social”, disse.

Para nortear as discussões, foram estabelecidos os seguintes Eixos Temáticos: I - Democracia, controle social e o desafio da equidade na gestão participativa do trabalho e da educação em saúde; II - Trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático no SUS: uma agenda estratégica para o futuro do Brasil; e III - Educação para o desenvolvimento do trabalho na produção da saúde e do cuidado das pessoas que fazem o SUS acontecer: a saúde da democracia para a democracia da saúde.

A participação de usuários, gestores, trabalhadores, prestadores de serviços e outras instituições é essencial para a garantia dos direitos e da defesa do SUS, do trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático. Durante o evento, serão eleitos os delegados que representarão o Município de Cuiabá na Etapa Estadual da 2ª Conferência Estadual de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.