Mulher / TRABALHO/ SECRETARIA DA MULHER

24 de Março de 2021 10h10

Secretaria Municipal da Mulher mantém atendimentos

24/03/2021

JULIA MILHOMEM BATISTA

Luiz Alves

Arquivo

Mesmo com as restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus, que reduziu temporariamente o expediente nas repartições públicas, a Secretaria Municipal da Mulher continua desenvolvendo os trabalhos em regime de escala de servidores na Secretaria da Mulher, localizada no prédio Alencastro no 6º Andar.

“A Prefeitura de Cuiabá está atenta aos riscos que as mulheres já vêm sofrendo durante a quarentena e estamos preparados para manter os nossos serviços e atender aos chamados, muitas vezes desesperados, dessas mulheres. Apesar da sensação de abandono, estamos dizendo a essas mulheres: nós estamos aqui.”, declarou a secretária da Mulher, Luciana Zamproni.

De acordo com a secretária, é importante que um cuide do outro principalmente os vizinhos devem ficar alertas a qualquer sinal de violência: física, psicológica, sexual, financeira ou moral, estabelecendo códigos de emergência (sinal, gesto, palavra ou um objeto na janela) que alertem para situações de crise.

“Nesse momento delicado, o apoio da comunidade e da vizinhança é essencial até para evitar violência e por fim feminicídio”, explica.

Outros serviços que continuam funcionando é o Espaço de Acolhimento para Mulheres, localizado dentro do Hospital Municipal de Cuiabá, que funciona no sistema porta aberta, onde a mulher pode buscar ajuda a qualquer hora.

Na unidade de acolhimento, a vítima recebe suporte de uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos, assistentes sociais e apoio jurídico, num espaço especialmente preparado com sala de acolhimento infantil, sala de aconchego, sala para atendimento médico, além de recepção e banheiros.

“A pandemia da covid-19 só agravou uma situação que já era insustentável, e que precisa de medidas emergenciais, não somente do poder público, com políticas públicas de combate a violência de gênero, apoio às redes de proteção da mulher, e um maior envolvimento da sociedade civil em apoio a diretrizes e medidas em prol da proteção da mulher. A ausência de denúncia pode significar uma futura morte, mas a omissão também mata. Denuncie, ligue no 190, nos procure. Você não está sozinha”, completa Luciana.

 

Atendimentos:

Secretaria Municipal da Mulher – 8 as 12h/ 14 as 18h- Seg a Sex

Contatos: (65) 99223-8788, (65) 3645-6199, (65) 99304-6119

Email: gabinete.smm@cuiaba.mt.gov.br

Espaço de Acolhimento para Mulheres

Rua Orivaldo de Souza, 40 - Ribeirão do Lipa, Cuiabá – MT, dentro do HMC.

Contatos: (65) 3318-4818, (65) 99304- 6519