Mulher / SINE CUIABÁ/ PARCERIA SECRETARIA DA MULHER

06 de Abril de 2021 06h00

Secretaria da Mulher e Sine Municipal fortalecem projetos voltados às vítimas de violência doméstica

06/04/2021

JULIA MILHOMEM BATISTA

Com o objetivo de firmar parcerias que contribuam no desenvolvimento de políticas sociais de combate à violência contra a mulher, a secretária municipal da Mulher, Luciana Zamproni, realizou uma reunião com o diretor de Geração de Emprego e Renda de Cuiabá, Rafael Butareli. O encontro teve como intuito tratar de ações que possam inserir no cadastro do Sine Municipal as mulheres assistidas pelo Espaço Acolhimento.

De acordo com Zamproni, a inserção no mercado de trabalho é uma alternativa que livra a mulher do ciclo de violência doméstica, visto que um dos principais fatores para que as vítimas não procurem ajuda é a dependência financeira.

“Muitas mulheres dizem que preferem não registrar ocorrências pela dependência dos companheiros, por eles serem pais de seus filhos e a única fonte de renda da casa. Se conseguirmos quebrar esse ciclo de dependência financeira, acabamos também com o ciclo de dependência da mulher em relação ao seu agressor”, explica.

Para Butareli, a busca pelo desenvolvimento de projetos e programas que incluam as mulheres vítimas de violência doméstica já vem acontecendo desde 2018 em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio dos CRAS. Ele destaca que o próximo passo é trabalhar em conjunto com a Secretaria da Mulher e fortalecer as políticas públicas, alcançando aquelas que vivem no ciclo de violência doméstica.

 

“Nossa reunião foi positiva e o próximo passo é ajudar essas mulheres a entrarem no mercado de trabalho, queremos triplicar os atendimentos que realizávamos antes da pandemia. A intenção é criar mais uma ferramenta de apoio às vítimas de violência, para que tenham renda e condições de seguir em frente”, opina.