Mulher / COMPROMISSO

01 de Junho de 2022 14h25

Programa “Mulheres pela Cidadania” é lançado pela Secretaria Municipal da Mulher e levará mais de 50 tipos de atendimentos para os bairros

01/06/2022

JULIA MILHOMEM BATISTA

Vicente Aquino

Arquivo

Na noite desta terça-feira (31), durante o 1º Encontro Municipal das Mulheres Comunitárias, a Secretaria Municipal da Mulher em conjunto com o Núcleo de Apoio à Primeira-dama, lançaram o programa “Mulheres pela Cidadania”, uma ação que levará mais de 50 serviços para os bairros, voltados às area de serviços públicos e fiscais, cursos e emprego, assessoria jurídica e ainda, a oferta de um serviço médico especializado de cardiologia, ginecologia, mastologia e dermatologia.

De acordo com a secretária da pasta da mulher, Cely Almeida, esse projeto foi pensado e elaborado pela primeira-dama, Márica Pinheiro, que tinha um sonho de aproximar os serviços públicos com os bairros, principalmente atendimentos voltados a saúde da mulher. Ela destaca que este será o maior conjunto de ações, em prol da mulher, da história de Cuiabá.

“Vamos começar com o bairro Santa Isabel, agora no próximo sábado (4), na EMEB Ranulpho Paes de Barros, a partir das 8h e serão ofertados serviços inéditos. Nossa meta é levar esse programa para todos os bairros de Cuiabá, frisou.

Para a presidente de bairro do Cidade Verde, Márcia Auxiliadora Santana, essa iniciativa é de grande importância principalmente para regiões com alta concentração populacional,  como é o caso do  Grande Santa Isabel, que abarca  23 bairros. Ela relembra que desde a criação da Secretaria da Mulher, em  2020, sonhava com ações que priorizassem causas femininas. Declarou ainda que não esperava que a sua região seria a primeira a receber o programa.

“Temos que lembrar que a maior  parte dos bairros  possuem na presidência  homens,  e mesmo com que eles trabalhem por todos, acabam esquecendo da saúde da mulher. Apresentamos essa demanda à secretária da Mulher e graças a Deus fomos atendidas”, afirma.