Mulher / GOVERNO FEDERAL

22 de Dezembro de 2020 16h20

Primeira-dama vai a Brasília conhecer projeto espelhado no Qualifica 300

22/12/2020

RUAN CUNHA

Vicente Aquino

A primeira-dama Márcia Pinheiro, em companhia da secretária da Mulher, Luciana Zamproni, esteve em Brasília, na última sexta-feira (18), para conhecer os moldes do projeto piloto do Governo Federal intitulado Qualifica Mulher, o qual se espelha no programa da Prefeitura de Cuiabá Qualifica Cuiabá 300 anos.

“Nós estivemos no ano passado apresentando o nosso Qualifica à ministra Damares e ela ficou encantada com o nosso programa chegando a nos convidar a ir à Organização das Nações Unidas apresentar o projeto junto a delegação brasileira. Hoje, o Governo Federal lança o mesmo programa para ajudar as nossas mulheres a deixarem a dependência financeira de seus companheiros”, contou Márcia.

O projeto coordenado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos irá investir em torno de R$ 18 milhões entre convênios, termo de fomento e descentralização de recurso para oportunizar qualificação profissional para mulheres em vulnerabilidade social.

A meta do Governo Federal é atingir cerca de 24 mil mulheres em 13 dos 26 estados brasileiros a oferta de cursos na modalidade presencial e a distância. Também serão realizadas oficinas de orientação profissional, educação financeira e empreendedorismo.

“Capacitamos 5 mil pessoas nas três edições do Qualifica 300, sendo 3,5 mil mulheres. Também realizamos uma edição especial para mulheres, em 2019, e vamos conveniar com o Governo Federal para ampliar esse atendimento de mulheres em Cuiabá”, explicou.

Segundo a secretária municipal da Mulher, Luciana Zamproni, a prefeitura irá formalizar o envio de algumas propostas de cursos de qualificação, de acordo com a realidade cuiabana, voltado à mulher, de modo a  inserir no Qualifica Mulher da união.

“Vamos montar algumas profissões diretamente ligada às mulheres e encaminhar para que façam uma análise, pois já possuímos outro convênio com eles, inclusive já empenhado, para atender 1,5 mil mulheres em Cuiabá”, revelou Zamproni.

Qualifica 300

O programa de qualificação profissional da prefeitura é considerado a maior política pública do município voltado à mulher sendo case de sucesso com premiações nacionais. A iniciativa está na 3ª edição e retorna em 2021 com foco nas mulheres e nos jovens.