Mulher / ACOLHIMENTO

11 de Agosto de 2020 16h57

Prefeitura entrega espaço inédito que trabalha com crianças vítimas de violência de forma lúdica

11/08/2020

JULIA MILHOMEM BATISTA

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, entrega a primeira Ludoteca do estado de Mato Grosso, nesta quarta-feira (12), às 15h30, no Espaço de Acolhimento que fica dentro do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC). 

A primeira-dama Márcia Pinheiro foi convidada pelo laboratório Carlos Chagas para receber o projeto do Instituto Sabin, o qual consiste em equipar uma sala de forma lúdica para atender crianças e adolescentes que passaram por algum tipo de adversidade como violência.

De acordo com a secretária da Mulher, Luciana Zamproni, a articulação para que este espaço lúdico pudesse ser entregue para Cuiabá foi feito por meio da primeira-dama Márcia Pinheiro. Ela explica que a intenção é proporcionar uma melhoria nos atendimentos voltados às crianças e adolescentes em situação de violência, maus-tratos ou negligência. 

“É um espaço de atendimento, onde os profissionais em psicologia e assistência social atuam com brinquedos de forma lúdica para tentar extrair da criança um depoimento com mais tranquilidade e com menos revitimização. ”, afirma.

Projeto Ludoteca

Existe há 10 anos e tem o objetivo de criar espaços voltados para o atendimento de crianças e adolescentes vítimas de qualquer tipo de violência, onde uma equipe de profissionais especializados incentiva o manuseio dos brinquedos e jogos para estimular a vítima a desabafar. Esse projeto é desenvolvido pelo Instituto Sabin.

Sendo a primeira de Mato Grosso, Cuiabá é a 112ª cidade a entregar para a sociedade uma Ludeca.