Mulher / PIONEIRISMO

18 de Julho de 2020 06h00

Maria da Penha, Luíza Brunet e autoridades reconhecem importância da criação de Sala de Acolhimento da Mulher no HMC

18/07/2020

CELLY SILVA

Luiz Alves

Arquivo

A inauguração do Espaço de Acolhimento da Mulher, primeiro espaço destinado ao acolhimento de vítimas de violência doméstica presente nas dependências de um hospital, contou com a presença virtual (por videoconferência) de ícones da luta pelos direitos da mulher no Brasil, como a farmacêutica Maria da Penha e a atriz e modelo Luísa Brunet. Todas externaram o reconhecimento ao pioneirismo da Prefeitura de Cuiabá na criação do espaço, que atenderá mulheres 24 horas por dia e assegurará atendimento psicológico, médico, social e jurídico a elas e seus filhos. 

Foi Maria da Penha quem ao visitar Cuiabá no ano passado, solicitou ao prefeito Emanuel Pinheiro e à primeira-dama Márcia Pinheiro que criassem um espaço de referência às mulheres dentro de uma unidade de saúde, o que foi atendido em questão de meses.  “Em todas as minhas falas durante esse período que eu estive viajando pelo Brasil, eu nunca deixei de questionar a importância dessa política pública dentro dos centros de saúde porque, muitas vezes, a violência acontece à noite e essa mulher, gravemente ferida, vai ser socorrida no mínimo num posto de saúde. E a partir daí, com o apoio do centro de referência, ela vai tomar conhecimento que ela pode sair dessa situação”, destacou a conselheira de honra do Conselho Nacional da Mulher. 

Ela afirma que Cuiabá “foi a primeira cidade que criou todas as políticas públicas que têm a função de tirar a Lei Maria da Penha do papel e fazer com que ela funcione de verdade” e parabenizou a cidade pela vanguarda. 

Madrinha do programa “Salve Uma Mulher”, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), Luísa Brunet ressaltou a importância do Espaço de Acolhimento da Mulher pelo fato de garantir todo o suporte necessário no momento crítico após a violência doméstica, com assistência médica, psicológica e jurídica não só às mulheres, mas também aos seus filhos “Eu espero que esse projeto seja estendido a outros municípios para que outras mulheres tenham a oportunidade desse acolhimento, que é muito importante, principalmente porque eu vi que ele se estende às crianças e aos filhos pequenos que precisam dessa assistência. Então eu parabenizo a todas vocês em nome da Maria da Penha. As informações que a gente vai levar para as mulheres são muito importantes para que outros lugares tenham essa iniciativa também”, disse. 

Quem também esteve de forma virtual na inauguração do Espaço foi a secretária nacional da Mulher do MMFDH, Cristiane Britto, representando a ministra Damares Alves. “Cuiabá está sempre inovando. Esse projeto inaugurado no município de Cuiabá pode ser, como diz a nossa querida Maria da Penha, uma referência para todo o país. Contem comigo para o que preciso for para replicar esse modelo”, declarou. 

De acordo com a primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, o Espaço de Acolhimento foi projetado “com muito carinho e com muita dedicação de todos para receber as mulheres cuiabanas e do interior”, com o objetivo de ajuda-las em um momento tão difícil da vida delas. “Gostaríamos realmente que não tivesse esse espaço, que não tivesse essa violência, mas, infelizmente é uma realidade. Então, nós temos que fazer o nosso papel, uma ajudando a outra para amenizar esse sofrimento que, principalmente nesta pandemia, aumentou consideravelmente”.