Mulher / KITS HIGIENE/ PASTA MULHER

30 de Junho de 2020 18h28

Em ação contra Covid-19, Secretaria Municipal da Mulher entrega 400 kits de higiene

30/06/2020

JULIA MILHOMEM BATISTA

Com o objetivo de prestar assistência e orientações sobre o novo Coronavírus (Covid-19), a Secretaria Municipal da Mulher realizou a distribuição de aproximadamente 400 kits de higiene para a Associações de Mulheres da Capital. Os Kits entregues continham álcool em gel 70% e sabonetes, além de material informativo sobre como evitar a infecção pela doença.

A iniciativa é um desmembramento das ações de combate contra a Covid-19, que vem sendo trabalhada por diversas frentes no município. Como forma de evitar aglomerações, em razão das medidas de prevenção e controle ao Covid-19, as equipes da Secretaria foram divididas e entregaram durante a semana os kits para cerca de 15 Associações.

Luciana Zamproni, secretária da Pasta, explica que a assim que recebeu a doação dos kits foi a procura das associações de mulheres para fazer a entrega. Ela destaca que a prioridade para este momento é conscientizar ainda mais a população sobre os cuidados em lavar as mãos e o uso das máscaras, além de possibilitar o acesso a esses itens de higiene.

“A nossa maior preocupação são as famílias vulneráveis, que na maioria das vezes não tem dinheiro para comprar nenhum sabonete e precisam optar entre a comida ou a higiene”, afirma.

Telma Reis, Presidente do Clube de Mães do Jardim Florianópolis, que atualmente assiste 30 famílias, relata que esse é um momento de preocupação, já que muitas pessoas perderam seus empregos e a ação da Secretaria da Mulher em distribuir os kits faz com que essas famílias se sintam valorizadas.

“Muitas mulheres não tem dinheiro para comprar comida, quem dirá um álcool em gel. Nossa gratidão pela primeira-dama Márcia Pinheiro por ter idealizado uma Secretaria voltada para nós mulheres, que consegue olhar verdadeiramente nossas necessidades”, revela.

De acordo com a primeira-dama, Márcia Pinheiro, as dificuldades enfrentadas pelas famílias em situação de vulnerabilidade tornam-se desafios ainda maiores em tempos de isolamento social e queda na renda familiar durante a pandemia. “Para minimizar o impacto sofrido pelas famílias cuiabanas, não estamos medindo esforços para atender famílias, mulheres, moradores de ruas, crianças, em vulnerabilidade social e econômica que precisam de atenção do poder público”.

Os kits de higiene foram entregues para as seguintes associações: Clube de Mães Luz e Vida, Clube de Mães Jardim Florianópolis, Clube de Mães Sara, Clube de Mães Poção, Clube de Mães Reviver, Associação dos Moradores dos Bairros Bela Vista/ Altos da Serra, Associação dos Moradores do Bairro Jardim Três Lagoas, Associação dos Moradores do Bairro Dr. Fábio II, Associação dos Moradores do Bairro Jardim Europa, Representante do Fórum de População de Rua, Sala da Mulher Câmara de Cuiabá, Associação de Mulheres Ação e Arte, Casa de Amparo, Unidade Básica/ Rio dos Peixes, Associação dos Moradores do Bairro Serra Dourada, Fórum de Mulheres Negras Mato Grosso.