/

24 de Agosto de 2010 08h12

SMTU implanta rampas de piso tátil em diferentes pontos de Cuiabá

24/08/2010

Da redação/PMC

A Secretaria de Trânsito e Transporte Urbano de Cuiabá (SMTU) está ultimando as obras das rampas de piso tátil que estãos sendo instaladas em vários pontos da capital. As rampas visam atender aos portadores de necessidades especiais (PNE) , sejam cadeirantes ou pessoas com problemas de visão, promovendo a acessibilidade dos moradores de Cuiabá.

A meta é fazer 280 rampas em toda a cidade, sendo que 120 já estão concluídas. A previsão é da SMTU é terminar as obras das 160 rampas restantes em um prazo de 30 dias. A acessibilidade é um direito de todos, previsto até mesmo em Convenção das Nações Unidas.

A acessibilidade significa não apenas permitir que pessoas com deficiências ou mobilidade reduzida participem de atividades cotidiadas do município, além de terem acesso ao trabalho, serviços e lazer.  

Na arquitetura e no urbanismo, a acessibilidade tem sido uma preocupação constante nas últimas décadas. Prédios públicos, assim como setores priados, como shopping centers têm dever de promoerem a mobilidade dos portadores necessidades especiais, com obras que facilitem o acesso a todas as dependências.

A prefeitura de Cuiabá prima por adequar toda a administração municipal as condições de acessibilidade, como a manutenção por toda a capital de estacionamento exclusivo para portadores de necessidades especiais, assim como rampas e elevadores em todos os prédios municipais.

Outro exemplo está no tranporte coletivo. Metade da frota de ônibus que integram o transporte oletivo de Cuiabá já está adaptada com rampas hidráulicas destinada a atender aos cadeirantes. A Legislação determina que apenas 20% dos veículos que compõem a frota sigam esta determinação. A SMTU trabalha para que até 2012, toda a frota esteja adaptada.