Mobilidade Urbana /

29 de Dezembro de 2010 08h26

SMTU apresenta projetos viários para Copa 2014

29/12/2010

Cléverson Brandão - Assessoria SMTU

Na manhã desta terça-feira (28-12), no auditório da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano – SMTU de Cuiabá, foram apresentados em detalhes os projetos das obras da Copa 2014 a um grupo de funcionários e fiscais de trânsito da secretaria. “O nosso objetivo é permitir não apenas que os funcionários fiquem a par das ações que serão desenvolvidas quando da realização das obras viárias para a Copa a partir do segundo trimestre de 2011, como também orientá-los para que contribuam com o sucesso das intervenções, seja em que área for”, explicou o secretário municipal de Trânsito e Transportes Urbanos (SMTU), Edivá Alves.  

A expectativa, de acordo com o gestor da pasta, é de que as obras para a Copa 2014 representarão um marco no desenvolvimento estrutural da Capital, razão que ele considera determinante para que todos na SMTU sintam-se intimados a dar sua parcela de contribuição. “Todos terão a oportunidade de conhecer e opinar sobre os projetos, contribuindo também com seu esforço intelectual, administrativo e gerencial”, argumentou Edivá.

O assessor de gabinete da SMTU, Josué de Souza, encarregado da ligação técnica com a Agecopa, foi quem fez a explanação dos projetos viários como viadutos, trincheiras, pontes, alargamento de vias e construção de novas vias. Souza destacou a responsabilidade dos fiscais de trânsito em conhecer os projetos, “pois serão eles que irão gerir a mobilidade viária na capital durante o duro período em que as obras estiverem sendo realizadas”.

“À SMTU caberá, entre outros papeis, o de pensar, implementar, bem como gerir as rotas alternativas da cidade quando esta estiver mergulhada em obras, e o envolvimento de todos se fará mais necessário”, disse ele.  A iniciativa marca o início do esforço da SMTU para envolver a comunidade nos preparativos para as obras que farão de Cuiabá um canteiro de obras visando ao mundial de futebol, mas também preparará a cidade para as décadas que virão. Segundo o secretario Ediva Alves, “não se pode fazer omelete sem quebrar os ovos”.

A SMTU se empenhará em engajar especialistas em logística urbana, em gestão e segurança no trânsito, pensadores das diversas áreas do conhecimento, renomados executores e os mais modernos equipamentos para interdição. O secretário lembra, contudo, que a participação interessada dos agentes de trânsito, aqueles que vivem o dia-dia do trânsito, e que sabem por experiência própria quais são as conseqüências de um bloqueio, de um desvio, e o que isso de fato acarreta lá na frente, será fundamental para que a SMTU cumpra a sua parte.

Ao final da explanação, devido ao grande interesse despertado naqueles que participaram do ato, foi decidida a criação de uma comissão que, a partir dos primeiros dias de 2011, em conjunto com Agecopa, Batalhão de Trânsito e UFMT, ficará incumbida de mapear rotas que posam ser utilizadas como alternativa quando da interrupção de uma via durante a realização de uma obra em seu leito.