/ CONTROLE

08 de Julho de 2020 10h50

Semob fiscaliza ação de higienização do transporte coletivo como combate ao novo coronavírus

08/07/2020

CAROLINA MIRANDA

Davi Valle

A ação de fiscalização e acompanhamento dos serviços de higienização total no transporte coletivo continuam sendo realizados pelos agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob). Também como forma de prevenção, o embarque dos passageiros nos ônibus somente é permitido quando estes portarem o Cartão Transporte para pagamento da tarifa com saldo suficiente. A recarga do mesmo deve ocorrer de forma prévia ao embarque, evitando aglomeração na parte da frente dos ônibus, que é menos espaçosa.

Atualmente, a frota em circulação é de 100%, o correspondente a 350 ônibus, nos horários de pico. O diretor de Transportes da Semob, Nicolau Budib, explica que a higienização é feita nos principais pontos, não necessariamente nos pontos finais. “Por exemplo, o ônibus que sai do bairro São Sebastião passa pelo Osmar Cabral, conta com um ponto para higienização dos veículos”, informou o diretor.

Os ônibus estão circulando com 50% da capacidade, para que os usuários sejam transportados todos sentados. No entanto, muitos usuários, como forma de prevenção ao Covid-19, preferem ficar de pé, pontuou Nicolau, talvez por precaução e medo da contaminação do vírus. “Estamos trabalhando para atender todas as medidas estabelecidas pelo prefeito Emanuel Pinheiro no controle da disseminação do novo coronavírus. A Semob trabalha para oferecer um serviço de qualidade e humanizada, no que diz respeito a mobilidade urbana”, assegurou.

Além disso, como forma de facilitar o acesso a higienização dos usuários, foram disponibilizados na Estação Bispo Dom José e nos Terminais do CPA I e III lavatórios populares, contendo kits com pia e sabão antisséptico para lavagem das mãos. Os motoristas também disponibilizam álcool gel 70% para os usuários.

“Pedimos mais uma vez a compreensão dos usuários transporte coletivo. O intervalo de cada viagem é de 10 a 15 minutos. Se possível, aguarde o próximo veículo para fazer uma viagem tranquila e sem aglomeração. Com a colaboração de todos”, concluiu.

Como adquirir ou recarregar o Cartão Transporte? 

A aquisição ou recarga podem ser feitas por meio dos promotores de venda e nos seguintes pontos: Estações Alencastro, Bispo e Ipiranga; Terminais do CPA I, CPA III, e André Maggi, em Várzea Grande; cabines da MTU Fácil na Praça do Chopão, Av. Fernando Corrêa da Costa, ponto do Pantanal Shopping; Praça do CAIC, no Pedra 90; rede de Supermercados Comper; comércio varejista identificado com o banner da MTU.

Igualmente, o atendimento também acontece de forma online utilizando o site da MTU (amtu.com.br); aplicativo Recarga Fácil; aplicativo do Banco do Brasil; terminais de autoatendimento das agências do Banco do Brasil. 

Medidas

Continua a determinação de funcionamento com a totalidade da frota de ônibus. As empresas devem observar todas as medidas de biossegurança já impostas, como disponibilização de álcool em gel 70% para utilização pelos usuários e funcionários das empresas prestadoras do serviço; uso obrigatório de máscara de proteção, pelos funcionários das empresas prestadoras do serviço, bem como pelos usuários; higienização de todos os veículos em todas as viagens na respectiva parada final; transporte tão somente de passageiros sentados.